Há algum tempo que o Facebook e a Apple estão em guerra, de forma aberta e muito clara. Este cenário começou com a mudança que a gigante de Cupertino introduziu no iOS 14. A empresa passou a monitorizar e a controlar a informação que as apps reúnem e recolhem dos utilizadores.
Tanto Tim Cook como Mark Zuckerberg já trocaram publicamente críticas às políticas de cada empresa. Agora há um novo interveniente que veio a público apontar o dedo à Apple. O CEO do WhatsApp apresentou a sua posição e disse que “eles [Apple] não querem que as pessoas usem smartphones Android“.
Críticas duras do CEO do WhatsApp
A mais recente ação no embate entre o Facebook e a Apple veio do CEO do WhatsApp. Foi numa entrevista que Will Cathcart deu ao Big Technology Podcast onde partilhou a sua opinião e teceu críticas duras a algumas políticas usadas pela empresa de Cupertino.
Segundo Will Cathcart as etiquetas de privacidade da Apple são discriminatórios e que a empresa não é a favor de se usar smartphones Android. A app Facebook Messenger tem surpreendentemente 65 etiquetas de privacidade diferentes, enquanto o WhatsApp tem 16 etiquetas.
O que o Facebook quer de um utilizador? pic.twitter.com/ohJoDmPghV
— Pplware (@pplware) January 5, 2021
Apple não quer que usem smartphones Android
Nas suas palavras, “suponho que seja do interesse da Apple ter todos a usar um iPhone, quero dizer, obviamente, é. Ao olharmos para os EUA, a maioria das pessoas tem um iPhone, e a experiência de mensagens funciona melhor no iMessage se todos os tiverem um iPhone”.
Acrescentou ainda que “é certamente do seu interesse estratégico que os utilizadores não usem uma app como o WhatsApp porque não querem que usem um smartphone Android”.
É injusto o iMessage estar no iPhone
Sobre as etiquetas de privacidade, Cathart disse que “independentemente do propósito das etiquetas, competimos com o iMessage da Apple, competimos nos EUA – onde muito mais pessoas usam o iMessage do que o WhatsApp – competimos em muitos lugares no mundo. Não vê uma etiqueta no iMessage quando faz o download porque simplesmente não o faz, está no seu telefone, para começar. E, portanto, criticamos isso”.
E que smartphone usa o CEO do WhatsApp?
Quanto ao telefone que usa, Cathart disse que é naturalmente um Android. “Bem, eu uso um Android porque se olhar para a base de utilizadores do WhatsApp, vemos que pesamos muito no Android. Eu também uso um iPad, uso iPhones há muitos anos, mas realmente quero usar o produto da maneira que mais pessoas usam, então uso Android. Muitas pessoas usam os dois ou vão e voltam porque construímos produtos para ambos e precisamos entender todos”.