Pplware

Benfica implementa Apple iBeacon pela primeira vez em Portugal

Por Bruno Rodrigues para o Pplware.com

O Sport Lisboa e Benfica apresentou há dias, pela primeira vez em Portugal, uma nova tecnologia desenvolvida pela Apple, já falada aqui no Pplware, denominada por iBeacon. Com isto, demonstram que Portugal continua a ser dos países mais desenvolvidos tecnologicamente na Europa, sendo raros os casos de implementação de esta nova tecnologia.

Esta nova tecnologia é uma resposta ao já conhecido NFC, mas que não necessita de grande proximidade por parte do utilizador para receber notificações, que podem variar desde simples promoções e ofertas, ou até mesmo outras informações, que podem ser disponibilizadas consoante a entidade que a distribui pelo espaço em questão. Utiliza o mais recente Bluetooth 4.0 LE que localiza através de vários iBeacon’s espalhados pela superfície o suposto cliente que possua um dispositivo com iOS 7, ou até mesmo com Android 4.3 ou superior.

Informação que recorra à tecnologia Bluetooth 4.0 LE

iBeacon, tem como objectivo aumentar a disponibilidade de informação para aqueles que visitem certas superfícies comerciais, cafés e como implementado já nos EUA, nos grandes estádios de futebol que possuem, como a sua recente utilização no último Super Bowl e mais testes que estão a ser feitos pelo continente americano, basta apenas que os visitantes com os mais recentes sistemas operativos móveis activem o Bluetooth.

Benfica implementa tecnologia para fornecer informações sobre Eusébio no iPhone

No caso do Benfica, a tecnologia vai ser usada por todo o estádio, onde já foi iniciada a implementação perto da zona onde se encontra a estátua de homenagem ao Eusébio, disponibilizando também uma aplicação nova, Eusébio Sempre, que conta com toda a informação sobre o antigo avançado falecido a 5 de Janeiro, que recebe informações distintas, desde a sua biografia a imagens, vídeos e comentários que podem ser escritos por qualquer um como dedicatória.

Informação relevante e sempre actualizada e em breve em todo o estádio

Com a expansão pelo Estádio da Luz, pretende-se que o projecto se alargue pela zona do complexo desportivo e comercial, como às bancadas no interior do estádio, ao museu que o clube tem no seu interior e a diversos postos de venda repartidos pelas várias zonas. Com isto, o clube pretende aumentar a relação que tem com os adeptos, mantendo-os informados sobre tudo o que se passa no seu clube quando os visitarem.

iBeacon poderá em breve fornecer informações sobre outras acções

Com o seu processo de expansão pelos Estados Unidos da América, não era de esperar que chegasse tão cedo a Portugal. Podemos ver assim o interesse que várias entidades têm para estar ao mais alto nível tecnológico e acompanharem a constante evolução do mercado, sempre com o intuito de favorecerem os consumidores, que neste caso são os milhões de adeptos/sócios que o clube possui.

Exit mobile version