Os novos processadores da Apple parecem estar a mudar o mercados dos dispositivos móveis de forma drástica. Os resultados dos testes têm mostrado que ultrapassam a concorrência de forma completa.
Depois de termos visto o iPhone XS equiparar-se a um PC, em termos de performance, é agora a vez do novo iPad Pro ir a testes e os resultados voltam a ser esmagadores.
Para muitos os testes de benchmark não são tidos em conta, uma vez que são a demonstração, num momento, de tudo o que o equipamento tem para dar.
Mas a verdade é que estes são a montra das capacidades que os CPUs e GPUs têm para entregar aos utilizadores, claro que dependendo sempre do sistema operativo.
Com o novo iPad, a Apple voltou a mostrar um novo SoC, o A12X Bionic, que está preparado para combater não os restantes tablets, mas já os PCs. Os testes da GeekBench mostram isso mesmo.
Este novo iPad conseguiu uma pontuação de 5030 pontos nos testes de um núcleo e uma pontuação de 17995 nos testes multi-núcleo, conforme pode ser visto aqui.
Estes valores confirmam os dados mostrados pela Apple na sua apresentação, que davam conta de uma melhoria da ordem dos 30% neste novo SoC.
Há também que registar que estas pontuações se aproximam muito dos valores que o MacBook Pro de 2017, com um processador Intel i7, atingiu, em especial nos testes de um núcleo.
O processador i7, de 6 núcleos, é mais rápido que o A12X Bionic, que tem 8 núcleos, nos testes de multi-núcleo, mas a diferença não é substancial.
De notar que estes testes de benchmark foram feitos com o novo iPad Pro de 6GB de RAM, o modelo mais caro, o que lhe dá alguma vantagem face aos restantes modelos apresentados.
Ainda assim, estes testes confirmam a frase “o A12X Bionic também faz o iPad Pro mais rápido que a maioria dos PCs” que a Apple usa para demonstrar o poder deste equipamento.