O Apple Watch é um dispositivo que já provou ser uma mais-valia para os seus utilizadores. Vigia o ritmo cardíaco, está atento às quedas, ao oxigénio no sangue, ao ruído e até permite que em casos de SOS seja espoletado o alerta às autoridades. Em 2023 muitos casos foram testemunho da utilidade, e começamos 2024 com outro bom exemplo. Uma estudante começou o ano grata por estar viva. O Apple Watch ajudou-a a pedir ajuda após envenenamento por monóxido de carbono.
Um veneno incolor e inodoro
O monóxido de carbono é um gás produzido na combustão (queima) de combustíveis fósseis e outros materiais ricos em carbono, por exemplo, o gás, carvão, madeira, entre outros. Este gás é tóxico por inalação, mistura-se no ar ambiente e, por isso, acumula-se em espaços fechados. Os efeitos nocivos da sua inalação podem manifestar-se rapidamente e serem fatais.
O facto de não ter cor (incolor) nem odor (inodoro), dificulta a sua identificação e facilita uma intoxicação, pois pode haver concentrações elevadas no ar e o gás ser inalado sem haver perceção disso.
Foi exatamente o que se passou com uma jovem americana. Segundo uma reportagem da CBS News, Natalie Nasatka, estudante de Delaware, disse que o seu Apple Watch ajudou a salvar a sua vida depois de ter desmaiado devido a envenenamento por monóxido de carbono.
SOS Emergência via Apple Watch
Embora tenhamos visto uma série de histórias sobre as funcionalidades de saúde do Apple Watch que salvam vidas, esta história centra-se na funcionalidade SOS de emergência do dispositivo.
Enquanto estava no seu apartamento em Delaware, Natalie Nasatka diz que começou a sentir-se “extremamente exausta” e reparou que a sua visão estava a ficar desfocada. Acabou por perder a consciência e desmaiar.
No entanto, antes de desmaiar, Nasatka teve a inteligente ideia de utilizar a funcionalidade SOS de emergência do seu Apple Watch para ligar para o 112.
Quando os bombeiros chegaram, Nasatka foi “reanimada numa ambulância com oxigénio”. Mais testes efetuados pelos bombeiros confirmaram que os níveis de monóxido de carbono no apartamento de Nasatka eram muito elevados:
O monóxido de carbono foi confirmado porque o detetor dos bombeiros registou 80 partes por milhão no apartamento, o que é extremamente elevado. Ela pensa que a fuga de gás foi provocada por um aquecedor avariado, que é uma das principais causas de envenenamento por monóxido de carbono no inverno.
Referiram os bombeiros.
Nasatka reconhece que devia ter um detetor de monóxido de carbono no seu apartamento. Um detetor tê-la-ia alertado para o problema muito antes de os níveis de monóxido de carbono terem atingido o nível que atingiram.
Utilizar a funcionalidade SOS emergência no Apple Watch
Com a funcionalidade SOS emergência, pode pedir ajuda de forma rápida e fácil e avisar os seus contactos de emergência a partir do Apple Watch.
Como funciona
Quando faz uma chamada com o SOS emergência, o Apple Watch liga automaticamente para os serviços de emergência locais e partilha a sua localização com os mesmos.
Quando a chamada termina, o Apple Watch envia uma mensagem de texto com a sua localização atual aos seus contactos de emergência, a menos que cancele esta opção. Durante um determinado período de tempo após ter ativado o modo SOS, os seus contactos de emergência recebem atualizações sempre que a sua localização mudar. Saiba como adicionar contactos de emergência.
O SOS emergência requer uma ligação de rede móvel ou Chamadas por Wi-Fi com uma ligação à Internet através do Apple Watch ou de um iPhone que se encontre por perto.
Em alguns países e regiões, poderá ter de escolher o serviço de emergência de que necessita. Por exemplo, na China continental, pode ligar à polícia, aos bombeiros ou ao serviço de ambulâncias. Se tiver um Apple Watch Series 5 ou posterior (GPS + Cellular) ou Apple Watch SE ou posterior (GPS + Cellular), o relógio também pode contactar os serviços de emergência locais quando estiver a viajar noutros países ou regiões.
Como contactar os serviços de emergência no Apple Watch
- Mantenha premido o botão lateral do relógio (o botão abaixo da Digital Crown) até aparecer o nivelador da Chamada de emergência.
-
Arraste o nivelador da Chamada de emergência para iniciar a chamada imediatamente. Em alternativa, pode continuar a premir o botão lateral; após uma contagem decrescente, o relógio liga automaticamente para os serviços de emergência.
Utilizar a Deteção de acidente e Deteção de queda para pedir ajuda
Se tiver um Apple Watch Series 8 ou posterior, Apple Watch SE (2.ª geração) ou Apple Watch Ultra ou posterior com a versão mais recente do watchOS, o dispositivo pode ligar para os serviços de emergência e enviar uma mensagem de texto para os contactos de emergência quando for detetado um acidente rodoviário. Saiba mais sobre como utilizar a Deteção de acidente no Apple Watch para pedir ajuda em caso de acidente.
A Deteção de queda no Apple Watch Series 4 ou posterior e no Apple Watch SE ou posterior pode ligar para os serviços de emergência quando for detetada uma queda grave.
Desativar a marcação automática
Pode alterar as definições de modo a que, ao manter premido o botão lateral, não ligue automaticamente aos serviços de emergência:
- Abra a app Apple Watch no iPhone e, em seguida, toque no separador O meu relógio.
- Toque em SOS emergência.
- Desative a opção “Manter carregado para marcar”.
Se desativar esta definição, pode continuar a utilizar o nivelador Chamada de emergência para efetuar uma chamada.
Terminar uma chamada que iniciou acidentalmente
- Se iniciar acidentalmente a contagem decrescente do SOS de emergência, basta soltar o botão lateral.
- Se a chamada tiver sido efetuada, mas não necessitar dos serviços de emergência, não desligue. Aguarde até que um operador atenda a chamada e explique que não precisa de ajuda. A seguir, o relógio pergunta se continua a pretender enviar uma mensagem de texto para os seus contactos de emergência. Toque em Não se pretender cancelar a mensagem de texto.
Parar de partilhar a localização
Após a chamada de emergência, o seu Apple Watch irá lembrar a cada quatro horas que a sua localização está a ser partilhada com os contactos de emergência. Toque em Deixar de partilhar na notificação para parar de partilhar a sua localização.
Chamadas de emergência internacionais
O Apple Watch Series 5 e posterior (GPS + Cellular) e o Apple Watch SE e posterior (GPS + Cellular) podem contactar os serviços de emergência locais quando estiver noutro país ou região. Quando inicia uma chamada SOS emergência no estrangeiro, o relógio estabelece ligação aos serviços de emergência locais, mas poderá não conseguir enviar a sua localização nem uma mensagem de texto para os seus contactos de emergência.
Em alguns países e regiões, as chamadas de emergência internacionais funcionam mesmo que não tenha configurado o serviço de rede móvel no relógio. Saiba que países e regiões estão abrangidos.
Tal como acontece quando utiliza o SOS emergência no seu país ou região, o iPhone tem de estar por perto se o Apple Watch não for um modelo com rede móvel.