Pplware

Apple Watch: Será que este relógio sabe nadar?

Para quem tem iPhone a questão que se coloca é se vale ou não a pena ter um Apple Watch! A resposta é sim, ainda mais quando praticamos desporto ou gostamos de controlar alguns sinais vitais.

Além de várias corridas já realizadas com o Apple Watch 3, recentemente fomos testar este gadget dentro de água, mais concretamente numa piscina. Conheçam os resultados.


Posso nadar ou tomar banho com o Apple Watch 3?

A resposta é sim! O Apple Watch Series 3 tem uma classificação de resistência à água até 50 metros, de acordo com a norma ISO 22810:2010. Isto significa que pode ser usado para atividades aquáticas de pouca profundidade, como a natação em piscinas ou no mar.

No entanto, o Apple Watch Series 3 não é indicado para mergulho submarino, esqui aquático ou outras atividades que envolvam água a alta velocidade ou imersões mais profundas.

Quando se inicia um treino de natação, usando para isso a app Treino que vem com o relógio, o equipamento bloqueia automaticamente o ecrã com o modo À prova de água para impedir toques acidentais. Antes de iniciarmos devemos indicar quantos metros tem a piscina.

Quando terminar o exercício, rode a Digital Crown para desbloquear o ecrã e limpar qualquer vestígio de água do Apple Watch. Irá ouvir sons e poderá sentir água no pulso.

Para iniciar a atividade é só abrir a app Treino e definir o número de metros da piscina. Pode ainda definir que é uma atividade sem meta, que tem como objetivo queimar calorias ou uma atividade que tem como objetivo a distância ou duração.

Quais os resultados?

Obviamente os resultados dependem do tipo e duração do exercício realizado dentro de água. No entanto, o que surpreende com este equipamento, que não é considerado um relógio direcionado apenas para desporto, é a quantidade de informação que disponibiliza e também a “inteligência do mesmo”.

Por exemplo, depois do treino feito é-nos indicado quantos metros nadamos de costas, de bruços e livres.

 

E na app, que informação temos?

Tal como referi, para este teste usei a app Treinos da Apple que é bastante completa. Como se pode ver pelas imagens seguintes, além dos metros que nadamos, somos ainda informados das calorias, da duração da nossa atividade, do ritmo cardíaco médio, do número total de piscinas (neste caso foi numa piscina de 25 metros) e o ritmo médio/braçadas.

No segundo screen, da seguinte imagem, conseguimos ver informação sobre o que fizemos durante o período da nossa atividade, o tempo por voltas (25 metros) e o nosso ritmo cardíaco ao longo da atividade (sim, o Apple Watch consegue monitorizar o ritmo cardíaco debaixo de água usando os sensores integrados). De acordo com os resultados obtidos, parece-nos que a informação relativa ao ritmo cardíaco é bastante fiável.

 

Conclusão

Mesmo não sendo um relógio específico para natação, como referimos, o Apple Watch surpreende na informação que disponibiliza ao utilizador. Enquanto estamos a nadar facilmente sabemos as nossas estatísticas, graças ao generoso ecrã do equipamento. Num próximo artigo iremos apresentar algo idêntico, mas numa atividade de corrida.

 

Leia também

Exit mobile version