Pplware

Apple TV+, o novo serviço de streaming junta Hollywood e faz frente à Netflix

Apple TV Netflix streaming

“It’s showtime” em Cupertino. Algo que nunca foi tão verdade como agora que Tim Cook deu a conhecer ao mundo o novo serviço de streaming. Chama-se Apple TV+ e junta grandes nomes de Hollywood para criar uma sólida alternativa à Netflix que atualmente domina este mercado. Este é o futuro da gigante da maçã.

Antes de mais nada, assistimos assim à confirmação de todas as nossas esperanças, aqui divulgadas em ocasião anterior. Previsões que se revelaram acertadas, mostrando-nos assim uma nova Apple para 2019.


É a primeira vez que a Apple oferece um serviço deste género. Apostando sobretudo na personalização da sua nota plataforma de streaming de conteúdos que enfrentará uma sólida concorrência. Para tal, a tecnológica de Cupertino teve que recorrer aos pesos pesados da indústria e alguns dos rostos mais famosos de Hollywood.

Chegou o novo serviço Apple TV+

É o culminar da “nova”Apple, agora como empresa também de serviços. Aliás, com o leque de anúncios que hoje tivemos oportunidade de conhecer, esta nova faceta pode vir a caraterizar toda a tecnológica. Agora, temos uma nova forma de ver e consumir televisão, uma aposta séria e com fortes argumentos.

Com efeito, Tim Cook deu agora a conhecer uma empresa que transcende o iPhone. Assim sendo, teremos uma menor dependência deste produto de sucesso que, nos últimos meses, passou por um período de recessão. Mais concretamente, com as receitas geradas pelo smartphone a cair 15% de acordo com a Apple.

Entretanto, os lucros gerados pelos atuais serviços como o Music ou o Pay continuam a crescer. Aliás, no último relatório fiscal da empresa já figuravam como 2.ª maior fonte de receitas. Assim sendo, com o Apple TV+ os investidores terão mais uma ótima promessa, ainda que a concorrência seja a magnânima Netflix.

Com o apoio de Hollywood, a Apple quer enfrentar a Netflix

Nos Estados Unidos da América, as subscrições de serviços de streaming como a Netflix já ultrapassam as novas assinaturas de pacotes de TV convencional. Ciente do facto, a tecnológica de Cupertino começou por referir que o seu serviço é exemplo de anúncios, terá apenas conteúdo exclusivo e chegará a mais de 100 países já neste outono.

Assim sendo, a gigante da maçã, não dependerá de conteúdo produzido pela Netflix, a título de exemplo, não ficando assim dependente das rivais declaradas. Contudo, agregará conteúdos de vários estúdios bem conhecidos como a HBO, mas a ênfase está claramente colocada nos conteúdos originais.

Antes de mais nada, tudo isto estará acessível através de uma só aplicação, a Apple TV. Com conteúdos variados como o MTV Hits, CBS All Acess, Smithsonian Channel, EPIX, entre outros. Aliás, a empresa deixou bem claro que está ainda a negociar a adesão de novos canais já bem conhecidos.

Um misto de conteúdos exclusivos e grandes canais

Com o intuito de se afirmar como alternativa aos serviços e pacotes de TV convencional, a Apple dá-nos assim uma mistura de conteúdos. Teremos, por exemplo, as novas séries ou filmes exclusivos do TV+, além das produções dos canais supracitados. Tudo isto num só local, com recomendações personalizadas, também com base naquilo que já compramos ou alugamos através do iTunes.

Em seguida, a Apple fez saber que o seu serviço de streaming chegará a mais de 100 mercados globais ou países já em 2019. Poderá ser utilizado não só em dispositivos iOS, mas também nos computadores Mac, ou mesmo nos dispositivos Roku. Além disso, estará disponível nas Smart TV’s da Samsung, Sony e LG.

A empresa fez saber que o utilizador poderá personalizar o seu pacote de subscrição. Assim, teremos alguns extras ao preço base, como é o caso da HBO ou do Showtime que acrescentarão 9,99 dólares ao preço base mensal – ainda não anunciado. Tudo isto acessível através de um simples clique.

O serviço será lançado no outono, ainda sem preços definidos

Além disso,  nova Netflix tem o potencial de chegar a mais de mil milhões de utilizadores. Sim, a todos os dispositivos iOS ativos atualmente, bem como aos futuros utilizadores. Assim sendo, este é um serviço que se pode vir a revelar extremamente lucrativo para a Apple. Aliás, à medida que se forem juntando novos conteúdos e séries, seria de estranhar se assim não fosse.

O Apple TV+ quer ser a nova Netflix, mas tomará uma abordagem cuidadosa para não incorrer em dívidas ao investir em novos conteúdos. Assim sendo, contem com uma gradual introdução do serviço nos dispositivos móveis da marca, bem como o aliciamento através do período experimental.

Temos a honra de reunir os melhores produtores e contadores de histórias do mundo – tanto à frente como atrás da câmara – todos eles no Apple TV+. Assim, estamos entusiasmados por dar aos espetadores um vislumbre do Apple TV+ e estamos ansiosos para que chegue o outono. O Apple TV+ será o local onde encontrarão algum dos melhor conteúdo original. (…) – Eddy Cue

Produções com alguns dos nomes mais famosos de Hollywood

Ciente do percurso que têm pela frente, a Apple mostra-se, ainda assim, extremamente ambiciosa. Note-se que Eddy Cue, o vice-presidente sénior do departamento de serviços afirmou querer trazer séries ao nível do Game of Thrones para o seu serviço de streaming. Para tal, o Apple TV+ contratará nomes de peso.

Antes de mais nada, neste momento a Netflix é a empresa que mais investe em conteúdos originais. Aliás, com 11 mil milhões de dólares investidos para produção de novos projetos este ano, o Apple TV+ terá que se esforçar para atingir esta meta. Ainda assim, a empresa de Cupertino pareceu mais motivada do que nunca.

Aliás, este seu entusiasmo não é descabido. Ao palco subiram alguns dos nomes mais badalados de Hollywood, desde a Reese Witherspoon até Steve Carell, Jason Momoa, Jennifer Aniston ou mesmo Oprah Winfrey, só para citar alguns nomes. Aliás, Oprah é uma das pedras basilares do novo serviço de Cupertino.

Oprah Winfrey no Apple TV+

Subindo ao palco para anunciar uma parceria por “vários anos com a Apple”, Oprah levou o público ao rubro e com boas razões para tal. É a apresentadora mais popular dos Estados Unidos da América, tendo já uma vastíssima tradição neste setor. Agora, resta saber qual será o conteúdo por si apresentado neste serviço.

Por fim, e como se Oprah não bastasse, temos ainda Steven Spielberg. O realizador trará as suas histórias incríveis ou “Amazing Stories” para o Apple TV+. Os conteúdos vão mais além, aqui com cada nome famoso a trazer algo em particular. O número de parcerias e nomes de peso continuará a aumentar.

Assim sendo, teremos um leque de conteúdos originais tão vasto como a lista de nomes que hoje subiram ao palco. Em suma, hoje (25 de março), a Apple tornou-se numa das maiores empresas de serviços.

Exit mobile version