Pplware

Apple trabalha em sensores para a monitorização da diabetes

Quando olhamos para o futuro onde os gadgets estão intimamente ligados à nossa vida, tentamos vislumbrar até que ponto poderá evoluir a tecnologia para nos servir. A área da saúde é, sem sombra de dúvidas, aquela onde as empresas irão investir mais recursos.

A Apple, segundo a CNBC, tem já em Palo Alto uma equipa de engenheiros biomédicos a investigar os melhores métodos de análise do açúcar no sangue.


Apple poderá estar a criar sensores para análise da diabetes

Este é um tema que vem já do tempo de Steve Jobs. A ideia era criar um dispositivo que conseguisse, de forma não invasiva, analisar constantemente a glicemia. Neste campo dos sensores e da biomedicina, a Apple estará a desenvolver ensaios clínicos e a contratar consultores para enquadrar legalmente um produto final.

A suposta equipa dedicada à análise da glicose reporta a Johny Srouji, vice-presidente sénior de tecnologias de hardware da Apple. Uma das pessoas referiu que a Apple está a desenvolver sensores óticos e que essa tecnologia envolve o brilho de uma luz através da pele para medir os indicadores de glicose.

Os rumores sobre o desenvolvimento de tecnologias para o controlo da diabetes não são novos. O Apple Watch era indicado como gadget ideal para fazer a recolha dessa informação.

A Apple abandonou muitos dos sensores relacionados à saúde, quando a empresa pretendia incluir várias tecnologias no seu relógio. Contudo, à data, os sensores não conseguiram informação exata e, por isso, foram descartados. Os rumores referem, no entanto, que a empresa de Cupertino fez várias aquisições relacionadas com a saúde enquanto o Apple Watch estava em desenvolvimento, tendo sido contratados dezenas de especialistas em biomedicina.

 

Apple Watch poderá não ser o gadget ideal

Já no passado, quando confrontado com esta questão, o CEO da Apple, Tim Cook, referiu que a Apple não quer colocar o Apple Watch no processo de aprovação do FDA, (Food and Drug Administration), a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Assim, esta decisão não deixa claro se estes sensores poderão integrar então o Apple Watch… ou se a Apple lançará algo novo.

We don’t want to put the watch through the Food and Drug Administration (FDA) process. I wouldn’t mind putting something adjacent to the watch through it, but not the watch, because it would hold us back from innovating too much, the cycles are too long. But you can begin to envision other things that might be adjacent to it — maybe an app, maybe something else.

Segundo os rumores, a Apple deverá lançar o Apple Watch 3 em outubro deste ano. Assim, tendo em conta o tempo necessário para validação e aprovação destas tecnologias, será pouco provável a inserção dos sensores no relógio. Esta actualização do modelo trará mais recursos de comunicação, uma melhor bateria e novidades que não deverão ser ligadas aos cuidados médicos.

 

CareKit tem já algumas apps criadas e em desenvolvimento

Ainda estarão lembrados que a Apple, na apresentação do Apple Watch, convidou um parceiro a desenvolver um dispositivo de monitorização do feto, como podemos ver neste vídeo:

Enquanto a Apple trabalha na sua própria solução de análise do açúcar no sangue, colocou ao dispor dos developers a plataforma CareKit. Esta é uma plataforma que permite desenvolver aplicações que poderão ser integradas nos dispositivos e que permitam aos pacientes e médicos gerir melhor as condições médicas. O dispositivo de monitorização da diabetes, o One Drop já suporta CareKit.

Exit mobile version