Pplware

Apple: Tim Cook apelida de “absurda” a narrativa em torno de Jony Ive

É uma das raras instâncias em que o CEO da Apple, Tim Cook, vem a público refutar uma peça em torno da sua empresa e Jony Ive. No entanto, foi isso mesmo que sucedeu. Em jeito de resposta, Cook apelida a controversa tese exposta em ocasião anterior como “absurda”, e “não correspondente à realidade”, mas há mais.

Tim Cook assegura que a equipa de design é fenomenal, talentosa e está mais forte que nunca.


Com efeito, vemos o CEO a fazer questão de se pronunciar sobre o caso. Assim, perante a peça original do WSJ, o executivo enviou um email ao jornalista da NBC, Dylan Byers. Perante tal facto, o Byers acabou por divulgar todo o conteúdo da mensagem enviada pelo homem forte da Apple no seu Twitter.

Tim Cook sobre o caso Jony Ive – “A história é absurda”

Contextualizando o leitor, a peça original avançou uma tese de gradual descontentamento, agravado pela discórdia interna. Ao mesmo tempo, apontava em Jony Ive os sinais de desgaste que o foram gradualmente empurrando para cargos distantes da azáfama diária. Algo que culminaria com a sua recente saída da Apple.

A peça vai mais além ao sugerir que o departamento de design da Apple estava virtualmente sem líder. Isto é, perante a ausência notória de Jony Ive do campus, a equipa tinha essencialmente que se desenrascar. Já, por sua vez, a falta de motivação de Ive era atribuída ao desinteresse de Tim Cook pelo processo criativo.

 

À voz do WSJ juntou-se também a da Bloomberg. Duas fontes que apontaram uma narrativa similar para Jony Ive e Tim Cook. No entanto, o CEO da Apple só se pronunciou sobre a primeira, não tendo ainda tocado na segunda e similar narrativa. Note-se que ambas as peças são independentes, mas acabam por se completar.

A paz muralhada imposta pela Apple

pax cupertina tem um forte travo a apaziguação da opinião pública e, muito provavelmente, nunca ficaremos a conhecer a verdadeira história. De acordo com o email enviado por Tim Cook, a equipa de design é “fenomenalmente talentosa” e “está mais forte que nunca“. É uma pronúncia extremamente rara.

São poucas as vezes em que uma temática, especialmente controversa, é comentada pela chefia da Apple. No entanto, ao ler as entrelinhas vemos que em lugar algum Cook refere que trabalhou com a equipa de design, algo que pautava a conduta de Steve Jobs.

Conclusões?

Exit mobile version