É uma das raras instâncias em que o CEO da Apple, Tim Cook, vem a público refutar uma peça em torno da sua empresa e Jony Ive. No entanto, foi isso mesmo que sucedeu. Em jeito de resposta, Cook apelida a controversa tese exposta em ocasião anterior como “absurda”, e “não correspondente à realidade”, mas há mais.
Tim Cook assegura que a equipa de design é fenomenal, talentosa e está mais forte que nunca.
Com efeito, vemos o CEO a fazer questão de se pronunciar sobre o caso. Assim, perante a peça original do WSJ, o executivo enviou um email ao jornalista da NBC, Dylan Byers. Perante tal facto, o Byers acabou por divulgar todo o conteúdo da mensagem enviada pelo homem forte da Apple no seu Twitter.
Tim Cook sobre o caso Jony Ive – “A história é absurda”
Contextualizando o leitor, a peça original avançou uma tese de gradual descontentamento, agravado pela discórdia interna. Ao mesmo tempo, apontava em Jony Ive os sinais de desgaste que o foram gradualmente empurrando para cargos distantes da azáfama diária. Algo que culminaria com a sua recente saída da Apple.
A peça vai mais além ao sugerir que o departamento de design da Apple estava virtualmente sem líder. Isto é, perante a ausência notória de Jony Ive do campus, a equipa tinha essencialmente que se desenrascar. Já, por sua vez, a falta de motivação de Ive era atribuída ao desinteresse de Tim Cook pelo processo criativo.
Full story now live at NBC News: https://t.co/Kuj5sYXGF0
Note: It’s extremely rare for @Tim_Cook to publicly rebut a news report like this. But the frustrations on this one appear to run deep. https://t.co/vDwvfEofi9
— Dylan Byers (@DylanByers) July 1, 2019
À voz do WSJ juntou-se também a da Bloomberg. Duas fontes que apontaram uma narrativa similar para Jony Ive e Tim Cook. No entanto, o CEO da Apple só se pronunciou sobre a primeira, não tendo ainda tocado na segunda e similar narrativa. Note-se que ambas as peças são independentes, mas acabam por se completar.
A paz muralhada imposta pela Apple
A pax cupertina tem um forte travo a apaziguação da opinião pública e, muito provavelmente, nunca ficaremos a conhecer a verdadeira história. De acordo com o email enviado por Tim Cook, a equipa de design é “fenomenalmente talentosa” e “está mais forte que nunca“. É uma pronúncia extremamente rara.
São poucas as vezes em que uma temática, especialmente controversa, é comentada pela chefia da Apple. No entanto, ao ler as entrelinhas vemos que em lugar algum Cook refere que trabalhou com a equipa de design, algo que pautava a conduta de Steve Jobs.
Conclusões?
He was short on specifics. But my impression was that he took issue with insinuation that he doesn’t care about design, or that design has been sacrificed for operations, and that there was distance between him and Jony Ive. https://t.co/z9YrjNIBkP
— Dylan Byers (@DylanByers) July 1, 2019