A gigante de Cupertino continua a reforçar o seu serviço de pagamentos, o Apple Pay, sendo expectável um forte crescimento das suas funções e disponibilidade durante o ano de 2019. Nesse sentido vemos agora a chegada do suporte para etiquetas ou tags NFC com o intuito de reforçar a versatilidade do seu sistema.
O anúncio foi feito durante a conferência TRANSACT, em Las Vegas nos Estados Unidos da América.
Agora que estamos a cerca de três semanas do início da WWDC19, mas a Apple já está a avançar algumas novidades. No caso em apreço foi pela mão de Jennifer Bailey, a vice-presidente da empresa responsável pelo serviço Apple Pay que nos inteirou do suporte para as etiquetas NFC para compras instantâneas.
O suporte para etiquetas ou tags NFC
Mas, afinal, o que mudará para o utilizador? Ainda que a distribuição do Apple Pay continue em curso, existem algumas limitações. Mais concretamente, se, por exemplo, quiser utilizar o serviço no seu iPhone ou Apple Watch, precisará de um terminal que suporte completamente o pagamento.
Ou, por outras palavras, que faça as comunicações necessárias para autorizar a transição, bem como a ativação do serviço.
Contudo, com o suporte para as etiquetas NFC todo o processo será agilizado. Desse modo, não terá que descarregar uma aplicação para cada fim, ou para cada terminal de pagamento. Note-se, por exemplo, que diferentes lojas e superfícies comerciais obrigavam à utilização das respetivas aplicações.
Com efeito, bastará agora encontra o iPhone ou o Watch a uma etiqueta NFC para ativar o Apple Pay, com o pagamento a ocorrer de forma completamente automatizada. Algo que traz vantagens para o utilizador final, sendo a comodidade a mais pertinente.
Maior versatilidade para o serviço Apple Pay
Ao mesmo tempo, para os fornecedores de serviços automatizados, será também uma forma de facilitar os pagamentos. Veja-se, por exemplo, o pagamento dos parquímetros, transportes públicos ou até as “Lime” elétricas. A partir daqui, abrem-se novas possibilidades para os parceiros e claro, para o utilizador final.
De acordo com a Apple, estas serão algumas das principais aplicações:
O suporte para etiquetas ou tags NFC para o Apple Pay vai eliminar a necessidade de ter uma determinada app instalada. Imagine, por exemplo, que encosta o seu iPhone numa trotinete, ou num parquímetro. Vai poder pagar sem ter que se inscrever, descarregar ou registar previamente numa aplicação. Avançou Jennifer Bailey no decurso da conferência supracitada.
A tecnológica de Cupertino avança ainda que a novidade chegará ainda este ano aos utilizadores, portanto, é possível que exija o sistema operativo iOS 13 para funcionar. Entretanto, os parceiros terão também que preparar os seus sistemas para que todo o pagamento venha a ser “descomplicado”.
O sistema encontra acolhimento também em Portugal como novos parceiros a juntarem-se gradualmente ao Apple Pay. Por fim, contamos com mais novidades a serem apresentadas durante a WWDC19, entre os dias 3 a 7 de junho.
https://twitter.com/monese/status/1128577239203893248?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1128577239203893248&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.macrumors.com%2F2019%2F05%2F15%2Fapple-pay-croatia-bulgaria-latvia-more%2F