Pplware

Nova patente da Apple pode ajudar Siri a aprender palavras e frases recém-criadas

Quando se fala em assistentes virtuais, a Siri, da Apple, parece ser a que menos tem evoluído e a menos capaz, quando comparamos com outras opções como o Google Assistant ou a Amazon Alexa.

Finalmente, a Apple parece querer equipar a Siri com mais inteligência. Para isso a empresa recebeu uma patente relacionada com a descoberta de trending topics nos pedidos de voz. Vamos perceber do que se trata.


Assistente virtual – Às suas ordens

Não tenhamos dúvidas que o futuro próximo colocará na nossa vida um novo sistema virtual, uma espécie de assistente, que falará connosco, responderá a questões e terá uma “vida” ativa para nos servir.

Estamos a palmilhar terreno tecnológico para desenvolver estas tecnologias que nos ouçam, interpretem e respondam ao que lhes é solicitado. Não é fácil, para estes sistemas aprenderam à nossa velocidade, principalmente porque com o passar do tempo novas palavras e frases são inventadas e começam a ser usadas na sociedade – como “criptomoeda” e “meme”. Esses são os tipos de palavras e frases que a patente visa ensinar.

 

Palavras trendy

À medida que as frases e palavras são usadas com mais frequência nas redes sociais, nos artigos de notícias e nas pesquisas na web, a patente descreve o sistema como capaz de pesquisar ficheiros de tráfego em tempo real e de fala recente para descobrir se estão a ser informados a um assistente.

Nesse sentido, as notificações serão geradas para identificar o significado e o contexto das palavras e frases, de forma a fornecer estatísticas de utilização – coisas que podem ser úteis para garantir que um assistente digital saiba quando uma palavra ou frase está a ser usada adequadamente.

 

Siri precisa de inteligência

A tecnologia pode ser útil. Tal como a Apple descreveu no registo de patentes, os assistentes digitais podem ficar desatualizados à medida que a linguagem muda ao longo do tempo, mesmo que essas mudanças sejam subtis. Quando o assistente virtual está desatualizado, torna-se cada vez menos útil – e, no momento, a Siri precisa de toda a ajuda possível para ser um pouco mais útil.

Claro, só porque a Apple recebeu a patente, isso não significa que será usada em breve. Esta patente é, na verdade, uma continuação de uma patente que foi apresentada em 2015. Ainda assim, o que a patente significa é que a Apple está a trabalhar ativamente por forma a tornar a Siri numa melhor assistente virtual e que poderíamos definitivamente ver uma versão melhor num futuro próximo.

 

Mais patentes para a Apple

A Apple recebeu várias patentes nos últimos tempos, como referimos aqui. Na semana passada, a empresa recebeu uma patente destinada a abordar o chamado “choque de luminescência” que pode ocorrer quando a exibição de um telefone é ligada no escuro. Antes disso, a empresa recebeu uma patente relacionada ao uso de baterias flexíveis.

 

Leia também:

Exit mobile version