Pplware

Apple retirou aplicações de VPN da App Store chinesa

As políticas de controlo de acesso à Internet na China são muito restritivas e procuram sempre evitar o acesso à informação de fora do país. A última medida proibia a utilização de VPNs, tendo agora a Apple dado um passo para implementar essa solução, removendo as apps de VPN da versão chinesa da App Store.


O governo chinês tinha recentemente dado ordens aos ISPs do país e a várias empresas para banirem a utilização de VPN, limitando assim o acesso à informação e controlando-a.

Essa ordem deverá ter sido implementada de imediato, mas abria a porta a outras medidas que necessitavam de ser aplicadas. Esse passo foi agora dado, com a Apple a remover essas aplicações da sua loja no território chinês.


Sabe o que é uma VPN?


Esta situação está a ser comunicada aos criadores das aplicações, alertando-os para a necessidade de cumprir as regras da Apple, que impedem a presença de apps que vão contra as diretivas locais de cada país.

Claro que esta medida não está a ser bem recebida pelas empresas que disponibilizam este serviço, acusando a empresa de dar suporte aos agentes de censura chinesa e bloqueando o acesso à liberdade de expressão. A Apple até agora não reagiu a esta acusação e nem apresentou qualquer informação sobre a medida tomada.

Não existe para já informações sobre se este passo foi também tomado no Android, uma vez que a loja de aplicações da Google não tem presença no território chinês.

Este é mais um passo que vem reforçar a posição do governo chinês e permitir o controlo do acesso à Internet. Por seu lado, a Apple parece apenas estar a limitar-se a cumprir as leis impostas pelo governo chinês, evitando assim outras sanções previstas.

Exit mobile version