Pplware

Apple responde: Spotify procura “tratamento preferencial”

A posição do Spotify face às regras que a Apple tem estado a usar para rejeitar as actualizações da sua aplicação, foi clara: acusaram a empresa de querer travar a concorrência e assim conseguir espaço para o Apple Music.

Mas a Apple não quis deixar este assunto arrefecer e respondeu ao Spotify com as razões para estar a tomar esta posição. A guerra agudizou-se e pode não ter um fim à vista!

Depois do Spotify ter vindo a público queixar-se da postura da Apple face às actualizações que tem pendentes da sua aplicação, foi a vez da empresa de Cupertino apresentar as suas razões e defender-se de todas as acusações. A principal queixa foi mesmo a da vinda a público do Spotify e das queixas desta.

We find it troubling that you are asking for exemptions to the rules we apply to all developers and are publicly resorting to rumors and half-truths about our service.

Esta é apenas a primeira parte da carta de resposta que o advogado da Apple enviou para o Spotify, para tentar esclarecer toda a troca de argumentos.

 

As razões da Apple para rejeitar o Spotify

Conforme informações veiculadas, tudo se centra na vontade do Spotify de remover a subscrição do seu serviço da App Store, algo que a Apple tem como obrigatório. É neste ponto que a Apple está a bater para rejeitar a aprovação da app do Spotify.

Shortly after Spotify submitted its app on May 26, our team identified a number of issues, including that the in-app purchase feature had been removed and replaced with an account sign-up feature clearly intended to circumvent Apple’s in-app purchase rules. That feature exists only for the purpose of avoiding having to pay Apple for your use of the App Store by emailing customers within hours, directing them to subscribe to Spotify on its website. A clear violation of the terms every other developer adheres to.

A ideia do Spotify é que ao retirar da App Store a subscrição do serviço, consegue poupar aos utilizadores 3 dólares, que é a taxa que a Apple cobra.

A reincidência do Spotify e o desrespeito pelas regras

Há ainda referência a algumas medidas que o Spotify tomou para conseguir contornar o registo no seu serviço, mesmo depois de terem sido alertados pela Apple para a quebra das regras definidas.

During a number of discussions between our team and Spotify, we explained why this sign-up feature did not comply with our guidelines and requested you resubmit a compliant version of the app. On June 10, Spotify submitted another version of the app which again incorporated the sign-up feature directing App Store customers to submit an email address so they could be contacted directly by Spotify in a continued attempt to get around our guidelines. Spotify’s app was again rejected for attempting to circumvent in-app purchase rules, and not, as you claim, because Spotify was simply seeking to communicate with its customers.

É aqui que a Apple faz agora a sua defesa e onde tenta mostrar que a postura do Spotify tem sido a menos correcta, procurando uma forma de contornar as regras impostas e que todos os developers da App Store estão a usar.

A Apple quer colaborar com o Spotify

A carta resposta da Apple termina com um tom mais leve e aponta ao Spotify a vontade de ter um tratamento preferencial por parte da Apple. Fica ainda a nota de que a Apple não terá qualquer problema em aprovar a app em causa, assim que esta cumpra as regras definidas pela Apple para todos os programadores.

Ironically, it is now Spotify that wants things to be different by asking for preferential treatment from Apple.

As far as I can see the Spotify App currently up on the App Store is still in violation of our guidelines. I would be happy to facilitate an expeditious review and approval of your app as soon as you provide us with something that is compliant with the App Store’s rules.

Este é um tema que está ainda por resolver. O Spotify quer acabar com os 30% que a Apple cobra para o registo pelos seus serviços e a Apple, naturalmente, que não quer abdicar dos mesmos.

Exit mobile version