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Apple removeu o iCloud Activation Lock do seu site

As preocupações de segurança levaram a Apple a criar o Activation Lock, um mecanismo que impede que qualquer dispositivo com iOS possa ser activado num novo utilizador sem que o anterior remova a sua conta.

Esta medida de segurança funciona e garante uma protecção total, mas a Apple resolveu agora remover a página de verificação do seu site. O apoio que existia desapareceu agora sem qualquer justificação.

O Activation Lock surgiu com o iOS 7 e o watchOS 2 e é garantia que um iPhone, iPad, iPod Touch ou Apple Watch não possam ser activados e configurados sem a autorização do seu dono. A Apple conseguiu assim eliminar quase totalmente os furtos destes equipamentos, uma vez que depois de vendidos deixam de poder ser usados.

Para ajudar os potenciais compradores de equipamentos em segunda mão, a Apple tinha no seu site o iCloud Activation Lock, uma ferramenta onde, com o IMEI ou o número de série do equipamento, era possível verificar o seu estado de bloqueio. A sua importância era de tal forma elevada que a própria Apple a referia sempre nos conselhos de compra de equipamentos usados.

A nova forma de verificação do Activation Lock

Ao remover esta página, a Apple retirou também de todas as suas páginas de suporte a sua referência, tendo-a feito desaparecer totalmente. As novas instruções limitam-se a pedir ao utilizador que verifique se o iPhone tem código definido no ecrã de bloqueio ou se, ao ligar, é levado para o ecrã principal, o que mostra que não terá sido feita uma reposição de fábrica.

Como posso verificar o Bloqueio de ativação antes de comprar um dispositivo usado?

Ao comprar um iPhone, iPad, iPod touch ou Apple Watch a terceiros ou num revendedor Apple autorizado, deve assegurar-se de que o dispositivo foi apagado e de que não se encontra associado à conta do proprietário anterior. Siga os passos indicados abaixo antes de comprar o dispositivo:

  1. Ligue o dispositivo e passe o dedo para desbloquear.
  2. Se surgir um ecrã bloqueado por código ou o ecrã principal, o dispositivo não foi apagado. Peça ao vendedor que apague o dispositivo na totalidade, em Definições > Geral > Repor > Apagar conteúdo e definições. Não utilize um iPhone, iPad ou iPod touch usados até que estes tenham sido apagados.
  3. Inicie o processo de configuração do dispositivo.
  4. Depois de escolher um idioma, um país ou região e de se ligar a uma rede, o dispositivo irá começar a ativação. Se lhe for solicitado o ID Apple e a palavra-passe do proprietário anterior, o dispositivo ainda se encontra associado à conta desse proprietário. Devolva o dispositivo ao vendedor e peça-lhe que introduza a sua palavra-passe. Se o proprietário anterior não estiver presente, este pode remover o dispositivo da conta, iniciando sessão em icloud.com/find. Não utilize um iPhone, iPad ou iPod touch usados até que estes tenham sido removidos da conta do proprietário anterior.

Um dispositivo estará pronto para ser utilizado quando lhe indicar para “Configurar o iPhone”, “Configurar o iPad” ou “Configurar o iPod” na primeira vez que o liga.

As restantes instruções pedem ao comprador que faça uma reposição de fábrica e, caso seja pedido o Apple ID e a palavra passe do proprietário anterior, deve pedir que este os coloque ou que o faça a remoção do dispositivo através do iCloud.

Não se sabe ao certo o que terá levado a Apple a remover o iCloud Activation Lock, mas ao fazê-lo privou muitos dos seus potenciais clientes de uma ferramenta que os ajudava na hora de comprar um equipamento usado. Agora o processo está mais complicado e sem as garantias de que o equipamento está desbloqueado e pode ser usado.

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