Não é recente e nem segredo o problema da Apple com os teclados dos Macbook e MacBook Pro. A Apple insistia em não reconhecer que ele exista, mas as queixas tendiam acumular-se e a provar a sua existência.
Agora, e de um momento para o outro, a gigante de Cupertino resolveu iniciar um programa de reparação dos teclados destes equipamentos, admitindo assim que existe realmente um problema com este componente.
Há vários meses que surgem queixas com os teclados dos MacBook e MacBook Pro. A Apple tem estado em silêncio sobre este problema e tem insistido em não reconhecer a sua existência, mesmo com as provas mais do que óbvias.
Do que é descrito nas queixas, algumas delas já feitas em 2015, as teclas deixam de funcionar ou ficam presas, impedindo a correta utilização dos equipamentos. Para muitos a solução foi mesmo a reparação, algumas vezes já fora de garantia.
Mas, ao lançar este programa de reparação, a Apple reconhece formalmente o problema que afeta os teclados dos MacBook e MacBook Pro. A Apple indica que este é um problema pontual e que surgiu apenas num número reduzido de equipamentos.
Todos os MacBook e MacBook Pro apresentados abaixo, e que apresentem os problemas descritos, são elegíveis para avaliação e, caso se comprove, posteriormente podem ser reparados.
- MacBook Retina, 12 polegadas, Início de 2015
- MacBook Retina, 12 polegadas, Início de 2016
- MacBook Retina, 12 polegadas, 2017
- MacBook Pro 13 polegadas, 2016, 2 portas Thunderbolt 3
- MacBook Pro 13 polegadas, 2017, 2 portas Thunderbolt 3
- MacBook Pro 13 polegadas, 2016, 4 portas Thunderbolt 3
- MacBook Pro 13 polegadas, 2017, 4 portas Thunderbolt 3
- MacBook Pro 15 polegadas, 2016
- MacBook Pro 15 polegadas, 2017
Toda a informação referente a este programa de reparação esta disponível numa página de suporte da Apple, onde podem ser esclarecidas todas as dúvidas dos utilizadores.
Importa referir que os utilizadores que fizeram a reparação antes deste programa podem ser ressarcidos do valor pago.
Todos, com exceção da Apple, são da opinião que a empresa deveria ter tratado do problema mais cedo. Teriam sido evitados processos em tribunal, queixas e toda a publicidade negativa que foi feita em torno do problema.