Foi há sensivelmente um ano que a Apple colocou em funcionamento um novo serviço: o Apple Pay. Esta era a aposta da marca liderada por Tim Cook para um serviço de pagamentos simples e seguro.
A utilização do serviço foi recebida com entusiasmo pelos fãs da marca mas, um ano depois, o serviço está a revelar-se um verdadeiro fracasso, com uma utilização inferior à registada nos meses seguintes ao seu lançamento.
Todas as empresas colocam no mercado produtos ou serviços que surgem como inovadores mas que o mercado simplesmente não adere, acabando por se revelar um verdadeiro fracasso. Nem mesmo a mais inovadora das empresas de tecnologia foge a isso.
Depois do lançamento do Apple Pay, em Outubro de 2014, as expectativas para uma nova forma de pagamento revelavam-se altas, principalmente no caso da Apple, que conta com alguns dos clientes mais fiéis do mundo da tecnologia.
Este facto, não foi suficiente para que, em Abril deste ano, não tivesse surgido a notícia de que o sistema de pagamentos da Apple estava a ser uma decepção para os utilizadores americanos.
O fracasso em dia de Black Friday
O Apple Pay foi lançado no final de Outubro de 2014 e logo no final de Novembro, na Black Friday, registou-se uma utilização do serviço de pagamentos da Apple de 4,6%. Este não é um resultado oficial, mas surge num relatório da InfoScout, uma empresa especialista em análise de compras.
Do mesmo relatório surgem os dados relativos à passada Sexta-feira Negra, que revela que os pagamentos feitos através do Apple Pay foram inferiores, em quase metade, aos registados no ano anterior: apenas 2,7% dos pagamentos durante a Black Friday foram feitos através do Apple Pay.
O relatório será conclusivo quanto ao sucesso do Apple Pay?
A resposta não é exacta. Este relatório poderá apenas ser revelador de uma tendência.
Na verdade, ele foi elaborado com base numa análise a 300 mil clientes Apple compradores em dia de Black Friday. A amostra é grande mas obviamente tem uma margem de erro associada. Mas, ainda assim, é possível olhar para a tendência e perceber que este sistema de pagamentos ainda não conquistou a confiança dos consumidores.
Fonte: InfoScout