O notch veio mas, ao que tudo indica, não veio para ficar. Este entalhe no ecrã do iPhone, que depois levou a uma generalização no segmento Android, foi uma opção para colocar alguns sensores e câmaras no topo do ecrã sem que com isso se inutilizasse toda a largura do espaço central ocupado.
Várias marcas já mostraram como desocupar aquele espaço e a Apple agora patenteia uma nova câmara frontal com vista a deslocar do centro para dentro do ecrã, a lente e, com isso, apresentar um ecrã livre de qualquer monocelha.
Será o princípio do fim do notch no iPhone?
A patente US2018/0321571, datada de 8 de novembro de 2018, descreve uma câmara integrada no vidro, que pode ser um ecrã LCD, com algumas características que podem abrir o leque de opções a outras leituras.
Nesta patente, a Apple também detalha a solução de abertura do ecrã para minimizar molduras nos smartphones.
Este tipo de ecrã limpo já foi usado por vários outros fabricantes. Assim como no caso das câmaras e sensores também apareceram várias propostas. Uns usam um slide por trás do ecrã com a câmara e sensores, outros retiraram do topo a câmara mantendo os sensores por baixo do LCD e outros inseriram-na na moldura.
Dado que tem sido uma luta para perceber como alocar tecnologia sem interferir com a usabilidade, marcas como Huawei e Samsung já apresentaram as suas patentes, e os Infinity Displays da Samsung são um bom exemplo deste esforço feito e o Galaxy S10 deverá ter um ecrã ainda mais infinito, embora exista alguma incerteza dado que a empresa recentemente mostrou imagens de 3 novas opções que podem, algumas delas, trazer ainda uma espécie de notch.
O novo PDF da patente da Apple foi descoberto pela LetsGoDigital. A patente, contudo, foi submetida no dia 8 de julho, mas só agora foi aprovada pelo organismos norte-americanos de propriedade industrial. No que se entende, há claramente informações sobre a perfuração ou a inserção da câmara no vidro, que poderá cobrir a lente da câmara.
A patente em si fala da deslocação da lente, de como será colocada e que poderá ter um LCD por cima, além de vários detalhes que permitem perceber que haverá uma interligação entre as câmaras. É certo que deixa alguma margem para percebermos onde a Apple poderá colocar quer a câmara para o face ID, quer os sensores e abrirá notoriamente a porta ao fim do notch.
Poderemos assim entender que as gamas iPhone X, iPhone Xs, iPhone Xs Max e iPhone Xr serão os únicos que poderão mostrar na história da Apple esta monocelha que gerou muita fama à empresa de Cupertino.