Pplware

Apple Park – Drone mostra que ainda há muito a fazer

A magnitude do projecto que Steve Jobs se propôs a deixar como legado ao mundo está praticamente a terminar. Pese o facto da data de término da obra ser no primeiro trimestre de 2017, a verdade é que ainda há muito a fazer e o edifício Apple Park ainda precisará de uns meses até estar totalmente como imaginado.

Neste fim de abril e inícios de maio, datas cruciais para o projeto, as imagens mostram que ainda há muito a fazer.


Apple Park… o mais avançado e ecológico edifício do mundo

Os cerca de 71 hectares de terreno vão estar cobertos por vários edifícios, sendo o edifício circular central de 4 andares o que mais terreno ocupará, aproximadamente 260.000 metros quadrados. Outros edifícios, como o “Steve Jobs Theater”, são partes fundamentais para que a inauguração seja feita, isto porque, segundo várias fontes de informação ligadas à Apple, o próximo iPhone será apresentado neste novo edifício.

 

Edifício poderá já ser ocupado pelos milhares de funcionários Apple

Nas imagens pode ver-se que no terreno ainda existem vários equipamentos de construção ao redor de muitos edifícios, até mesmo ao redor do anel central. As imagens, da autoria de Matthew Roberts, mostram que há trabalhos a decorrer nos painéis solares que cobrem a totalidade do edifício central, edifício que será o local de trabalho para cerca de 13 mil funcionários.

 

9 mil árvores que serão plantadas

Outro aspeto que se tem falado é no atraso no que toca à intenção de plantar cerca de 9 mil árvores, muitas delas árvores de fruto. Foram escolhidas árvores de fruto como macieiras, diospireiros, damasqueiro e cerejeiras. A árida área em volta pouco ou nada ainda apresentam, de vegetação. Contudo, com um espaço tão bem pensado para zonas verdes de lazer e passeio, tal como Steve Jobs ambicionou um dia, certamente até ao lançamento no iPhone do 10º aniversário, tudo estará concretizado.

A Apple já anunciou que parte do edifício já poderia acolher os trabalhadores do 1 Infinity Loop, aliás, no projecto apresentado em 2013, o mês da entrada de funcionários é o mês de abril, e a Apple poderá até estar já a concretizar esse timing.

 

Será totalmente 100% de energia renovável

Os edifícios serão, em termos energéticos, totalmente autónomos. Serão abastecidos a 100% por energia renovável, tornando-se um dos edifícios mais eficientes do ponto de vista energético do mundo. Os painéis solares instalados no telhado do campus podem gerar 16 megawatts de potência, suficiente para fornecer 75% durante o pico diurno. Os outros 4 megawatts serão gerados no local recorrendo a células de combustível Bloom Energy Server, que são alimentadas por biocombustível ou por gás natural. O ar vai fluir livremente entre o interior e o exterior do edifício, fornecendo uma ventilação natural e evitando a necessidade de sistemas de climatização durante nove meses do ano.

 

Leia também:

Exit mobile version