Pplware

Apple obrigada a pagar 625 milhões por violação de patentes

Os ventos não têm soprado de feição para os lados da Apple nos últimos tempos. São várias as decisões de processos que surgiram e que não são favoráveis à Apple.

Surgiu agora mais um que obriga a empresa a pagar 625 milhões de dólares à VirnetX, num caso de violação de patentes que vinha a decorrer desde 2010.

O processo que colocava frente a frente a Apple e a VirnetX teve início em 2010 e em causa estava a utilização indevida pela Apple de várias patentes desta empresa, principalmente em tecnologias de VPN.

A decisão agora tomada pelo tribunal declarou que os serviços FaceTime e iMessages, bem como os dispositivos da marca que lhes dão suporte, violaram a propriedade intelectual da VirnetX e que a Apple deverá pagar por isso.

O passado deste processo

Não é a primeira vez que esta decisão é tomada. Já em 2012 tinha sido tomada uma decisão que condenava a Apple a pagar 368 milhões de dólares pela violação destas mesmas patentes. No entanto esta decisão acabou por ser anulada por ter sido descoberto que o valor das compensações teria sido mal calculado.

A origem do processo contra a Apple

No processo original, a VirnetX tinha pedido uma compensação de 532 milhões de dólares, um valor que foi agora inflacionado para 625 milhões, tendo em conta a decisão de violação intencional de patentes e as despesas do processo.

Depois de conhecida esta decisão, a Apple interpôs um recurso que pretende anular esta decisão e o julgamento, alegando que a VirnetX usou argumentos enganosos e confusos nas alegações finais. Ainda não existe uma resposta deste tribunal a este pedido da Apple.

Exit mobile version