Pplware

Apple pediu desculpa e define melhorias para a privacidade dos utilizadores na Siri

Durante as últimas semanas têm surgido informações de violações de privacidade das grandes empresas de tecnologia. Estas estão há anos a ouvir as conversas dos seus utilizadores, muitas vezes sem o seu conhecimento ou autorização.

A maioria delas agiu de imediato, interrompendo estes processos, mas sem dar mais informações. A Apple reagiu agora e pediu desculpa aos utilizadores. Definiu também novas regras para a recolha destes dados pela Siri.


Do que se sabe, era prática na indústria a recolha e processamento das conversas que os utilizadores têm com as assistentes virtuais. Estas eram usadas para melhorar os seus sistemas, tanto na interpretação como nas próprias respostas.

Novas regras de privacidade para a Siri

O problema, para além da privacidade, estava também no facto destes dados serem ouvidos e transcritos, muitas vezes por funcionários de empresas contratadas. Estes não têm nenhum vínculo e obrigação com a empresa que recolheu os dados.

A forma que a Apple encontrou para controlar esta situação e garantir a privacidade foi agora revelada. Esta empresa compromete-se a eliminar todas as gravações da Siri, usando apenas as transcrições. Estas passam também a ser feitas de forma automatizada e sem a intervenção humana.

Além disso, a Apple garantiu que apenas os seus funcionários vão ter acesso às gravações dos utilizadores, procurando eliminar as escutas inadvertidas. Da mesma forma, também apenas os utilizadores que o pretendam é que vão participar neste processo.

A Apple pediu desculpa aos utilizadores

A Apple admitiu também o seu erro e pediu pode isso desculpas aos utilizadores. Segundo a empresa, e depois de avaliar o processo, perceberam que não estão a cumprir os seus padrões de privacidade. A empresa vai manter o programa de classificação parado por agora.

Com estas medidas a Apple parece garantir ainda mais condições para a privacidade dos utilizadores. Ou seja, são adições a outras já conhecidas da Siri, que impedem o envio das mensagens para fora dos dispositivos ou o envio das comunicações sem dados pessoais e anonimizadas.

Exit mobile version