Hoje, a Apple anunciou o seu mais recente HomePod de segunda geração. A coluna inteligente de aparência futurista não apenas faz avanços em acústica, mas também está repleto de inovações, desde recursos avançados de Siri e áudio computacional até gestão e automação de dispositivo inteligentes.
Além do novo preço, a empresa de Cupertino recheou a nova coluna com muitas novidades que vão seguramente aliciar o consumidor. Será desta que chega a Portugal?
A nova versão será a sucessora do HomePod original de 2018
A Apple descontinuou o HomePod original em março de 2021 devido a vendas abaixo do esperado. Apesar da descontinuidade, a coluna inteligente de alta qualidade ainda tem muito mercado. E foi seguramente essa a razão da Apple ter agora lançado uma versão muito evoluída.
A empresa de Cupertino anunciou o HomePod de segunda geração, um sucessor do modelo de tamanho. O novo HomePod tem um preço inicial de 349,00 €, recursos domésticos inteligentes aprimorados, sensores de temperatura e humidade e muito mais. O novo HomePod está disponível para encomenda hoje e começará a chegar em 3 de fevereiro.
Novos recursos e detalhes da coluna inteligente
O design do novo HomePod é bastante semelhante ao modelo da geração anterior. A grande mudança é que a superfície de toque na parte superior do HomePod agora ilumina-se de ponta a ponta, semelhante ao HomePod mini.
O HomePod de segunda geração está disponível em duas cores: branco e meia-noite. As imagens fazem com que a cor da meia-noite pareça muito semelhante ao cinza espacial anterior, mas a Apple jura que é uma “nova cor feita com tecido de malha 100% reciclado, com um cabo de alimentação da mesma cor”.
Em termos de especificações, o novo HomePod tem cinco tweeters, o que é inferior aos sete tweeters do HomePod original em tamanho real. É alimentado pelo chip S7, em comparação com o chip A8 no HomePod original e o S5 no HomePod mini. A matriz de microfones também caiu de seis para quatro.
A Apple parece pensar que essas mudanças não terão impacto na qualidade do som:
O HomePod oferece qualidade de áudio incrível, com graves ricos e profundos e altas frequências impressionantes. Um woofer de alta excursão de engenharia personalizada, um motor poderoso que aciona o diafragma de um notável microfone de equalização de graves de 20 mm e um conjunto de cinco tweeters de formação de feixe em torno da base, todos trabalham juntos para obter uma experiência acústica poderosa. O chip S7 é combinado com software e tecnologia de deteção de sistema para oferecer áudio computacional ainda mais avançado que maximiza todo o potencial do seu sistema acústico para uma experiência de audição inovadora.
O novo HomePod suporta reconhecimento de som, que é um recurso também suportado por outros dispositivos da Apple. No HomePod, este recurso pode ouvir alarmes de fumo e monóxido de carbono e enviar uma notificação diretamente para o seu iPhone se um som for identificado.
Este recurso, no entanto, não será lançado até a primavera com uma futura atualização de software.
Suporte Matter
Matter lançado no outono passado, permite que os produtos domésticos inteligentes funcionem através dos ecossistemas, mantendo simultaneamente os mais altos níveis de segurança. A Apple é um membro da Connectivity Standards Alliance, que mantém o padrão Matter, juntamente com outros líderes da indústria.
O HomePod liga e controla acessórios que suportam Matter, e serve como um núcleo doméstico essencial, dando aos utilizadores acesso quando estão fora de casa.
A Apple também adicionou um chip U1 ao HomePod de tamanho normal pela primeira vez. A empresa diz que este chip é usado para recursos de Handoff mais avançados e confiáveis ao transferir músicas do iPhone para o HomePod.
A má notícia é que ainda não é desta que a coluna chega ao mercado nacional.