Como era esperado, a Apple, depois de lançar a versão RC, iria agora lançar para todos o iOS 15.2, watchOS 8.3 e tvOS 15.2. Estas novas versões dos sistemas operativos trazem várias novidades que haviam sido prometidas anteriormente.
O iOS 15.2 traz algumas alterações notáveis para os utilizadores de iPhone e iPad. Como exemplo a funcionalidade Legado Digital… mas há mais atualizações, como no HomePod e universo Mac.
O que traz o iOS 15.2 de novo?
O iOS 15.2 inclui o relatório de privacidade das aplicações, o programa de legado digital, e outras funcionalidades e correções de erros para o iPhone.
Privacidade
- O relatório de privacidade das aplicações, em Definições, mostra a frequência com que as aplicações acederam à sua localização, fotografias, câmara, microfone, contactos, etc. nos últimos sete dias, assim como a respetiva atividade de rede.
ID Apple
- O legado digital permite-lhe indicar pessoas como contactos de legado. Em caso de falecimento, estas pessoas poderão aceder à sua conta iCloud e informação pessoal.
Câmara
- Um controlo de macro que permite mudar para a lente ultra grande angular para capturar fotografias e vídeos macro pode ser ativado nas Definições, no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.
Aplicação TV
- O separador Loja permite -lhe explorar, comprar e alugar filmes, tudo num só local.
CarPlay
- Mapa da cidade melhorado na aplicação Mapas, com detalhes como faixas de mudança de direção, placas centrais, ciclovias e passadeiras, disponível em cidades suportadas.
Esta versão também inclui as seguintes melhorias para o iPhone:
- Ocultar o meu e-mail está disponível na aplicação Mail para os assinantes de iCloud+ criarem endereços de e-mail únicos e aleatórios.
- O serviço Encontrar pode localizar o iPhone por um período até cinco horas quando está no modo de poupança de energia.
- A aplicação Bolsa permite-lhe ver a moeda de um símbolo e o desempenho desde o início do ano nos gráficos.
- As aplicações Lembretes e Notas já permitem apagar ou alterar o nome de etiquetas.
Esta versão também inclui correções de erros para o iPhone:
- Siri podia não responder enquanto o VoiceOver estava em execução e o iPhone bloqueado.
- As fotografias ProRAW podiam aparecer com sobre exposição ao serem visualizadas em aplicações de edição fotográfica de terceiros.
- Os cenários do HomeKit que incluem uma porta de garagem podiam não ser executados a partir do CarPlay com o iPhone bloqueado.
- O CarPlay podia não atualizar a informação de “A reproduzir” de algumas aplicações.
- As aplicações de streaming de vídeo podiam não carregar conteúdo em modelos de iPhone 13.
- Os eventos do calendário podiam aparecer no dia errado para utilizadores do Microsoft Exchange.
E o que há de novo no watchOS 8.3?
O Apple Watch também recebeu uma nova versão e com melhorias importantíssimas. Portanto, o watchOS 8.3 inclui novas funcionalidades, melhorias e correções de erros:
- Suporte para o relatório de privacidade das aplicações para registo do acesso a dados e aos sensores.
- Resolução de um problema que podia fazer com que as notificações interrompessem inesperadamente as sessões de Atenção Plena de alguns utilizadores.
Há várias novidades já exploradas à medida que forma lançadas nas versões beta. Entre elas, as novas características dos AirTags.
HomePod Software 15.2 também já fala novos idiomas
Após o lançamento do iOS 15.2, tvOS 15.2 e outras atualizações de software, a Apple também lançou hoje o HomePod Software 15.2.
Para além de acrescentar as novidades do novo Apple Music Voice Plan, a atualização permite a utilização das línguas holandesa e russa para a Siri no HomePod, sugerindo que o HomePod mini está a chegar em breve a mais países.
Enquanto a Siri no iOS está disponível em dezenas de línguas, a Siri no HomePod só funciona nas línguas nativas dos países onde o produto está oficialmente disponível.
Com o HomePod Software 15.2, a Apple adicionou oficialmente apoio holandês e russo à língua da Siri.
E o que há de novo no macOS Monterey 12.1?
O macOS Monterey 12.1 adiciona a funcionalidade SharePlay, uma forma completamente nova de partilhar experiências com familiares e amigos no FaceTime. Esta atualização também inclui recordações reformuladas na aplicação Fotografias, o programa de legado digital, outras funcionalidades e correções de erros para o Mac.
SharePlay
- SharePlay é uma nova forma de partilhar experiências sincronizadas no FaceTime com conteúdos da aplicação TV, de Apple Music e de outras aplicações compatíveis.
- Os controlos partilhados permitem a cada pessoa pausar, reproduzir, recuar ou avançar rápido.
- O controlo de volume inteligente diminui automaticamente o áudio de um filme, programa de TV ou música quando qualquer participante da chamada fala.
- Através da partilha de ecrã, todos os participantes numa chamada FaceTime podem ver fotografias, navegar na web ou ajudar-se uns aos outros.
Fotografias
- Recordações reformuladas com uma nova interface interativa, novos estilos de animação e transição, e colagens de conjuntos de imagens.
- Novos tipos de recordação, incluindo mais datas festivas internacionais, recordações que focam as crianças, tendências ao longo do tempo e recordações melhoradas sobre animais de estimação.
ID Apple
- O legado digital permite-lhe indicar pessoas como contactos de legado. Em caso de falecimento, estas pessoas poderão aceder à sua conta iCloud e informação pessoal.
Aplicação TV
- O separador Loja permite-lhe explorar, comprar e alugar filmes, tudo num só local.
Esta versão também inclui as seguintes melhorias para o Mac:
- Ocultar o meu e-mail está disponível na aplicação Mail para os assinantes de iCloud+ criarem endereços de e-mail únicos e aleatórios.
- A aplicação Bolsa permite-lhe ver a moeda de um símbolo e o desempenho desde o início do ano nos gráficos.
- As aplicações Lembretes e Notas já permitem apagar ou alterar o nome de etiquetas.
Esta versão também inclui correções de erros para o Mac:
- O painel Secretária e Proteção de Ecrã podia aparecer em branco depois de serem selecionadas fotografias da biblioteca da aplicação Fotografias.
- O trackpad podia deixar de responder a toques ou cliques.
- Os monitores externos podiam não carregar alguns computadores MacBook Pro e MacBook Air ligados através de Thunderbolt ou USB-C.
- A reprodução de vídeo HDR no site YouTube.com podia causar um erro de pânico do kernel nos computadores MacBook Pro de 2021.
- Elementos extra da barra de menus podiam ficar obscurecidos pelo encaixe da câmara nos computadores MacBook Pro de 2021.
- MagSafe podia parar de carregar em computadores MacBook Pro de 16 polegadas de 2021 com a tampa fechada e o sistema desligado.
Algumas funcionalidades podem não estar disponíveis em todas as regiões ou em todos os dispositivos Apple.