Pplware

Apple: Estes são os iPhones com mais reparações e os danos mais frequentes

Vidros partidos, baterias cansadas, botões que deixam de funcionar… estes são alguns dos problemas que os utilizadores de smartphones têm que enfrentar.

No mundo da Apple, quais são os smartphones que mais chegam às lojas de reparação e quais os problemas mais comuns? É isso que vamos descobrir.


Para responder a esta questão, relacionada com os iPhones que mais chegam às lojas de reparação e quais os problemas mais comuns, entrámos em contacto com a iServices, que conta com várias lojas físicas espalhadas pelo país e também com uma loja online.

Quais os iPhones mais problemáticos

Com esta análise, além de percebermos quais os modelos de iPhone da Apple dão mais dores de cabeça aos utilizadores, conseguimos também perceber, facilmente, quais os modelos mais utilizados pelos portugueses.

O título de Rei das Reparações vai para o iPhone 6, nas suas várias gamas (iPhone 6, 6s e 6 Plus). Na iServices, as reparações deste modelo correspondem a 48% de todas as efetuadas na loja durante o último ano.

Estes modelos, lançados em 2014 e 2015, são atualmente vendidos, maioritariamente, como seminovos ou recondicionados, com preços que variam entre os 250 € e os 400 €, dependendo do modelo escolhido.

Os iPhone 7 e 7 Plus são os modelos que surgem em seguida, com 21% das reparações em 2018 a chegar às lojas da iServices. Estes modelos surgiram em 2016 e destacaram-se pela inclusão de câmara dupla no iPhone 7 Plus.

Seguem-se os modelos iPhone 5 e iPhone SE, que ainda podem ser encontrados nas secções de seminovos ou recondicionados, mas que já deixaram de ser boas opções. Estes dois modelos em conjunto, representam 16% das reparações ocorridas em 2018.

Os modelos iPhone X, iPhone 8 (e restante gama) e iPhone 4 também aparecem na loja para reparação, mas com uma expressão muito menor. No seu conjunto, representaram 14% das reparações.

O pesadelo dos ecrãs e das baterias

Estes são os dois grandes problemas dos smartphones.

O iPhone 6 (e suas variantes) foi o modelo que mais intervenções sofreu ao nível da troca de bateria. Não é de estranhar, uma vez que este ano foi crítico ao nível das atualizações do iOS e da forma como afetaram as baterias destes modelos, tendo mesmo a Apple aberto a troca de baterias a todos estes modelos.

Todos os outros modelos têm a reparação do ecrã, touch e LCD, à frente da troca de bateria.

Uma curiosidade partilhada pela iServices diz respeito à retoma de smartphones da gama iPhone 6 na compra de outros modelos seminovos na loja.

Exit mobile version