A Apple, na apresentação do novo iPadOS, o sistema operativo dedicado ao iPad, revelou que muitas surpresas apareceriam neste dispositivo. Na realidade, todo o novo sistema operativo é uma lufada de ar fresco. A par disso, já podemos adicionar comandos das consolas e até ratos. Nesta altura, os ratos de terceiros são aparentemente simples de emparelhar, mas o Magic Mouse 2 não é assim nada simples.
Hoje vamos mostrar como a esta altura, com a versão iPad Pro 13 beta 7, podemos “forçar” o iPad Pro a usar o rato da Apple.
iPad Pro cada vez mais um computador portátil em formato tablet
Não tenhamos dúvidas que o iPad Pro está com uma capacidade de trabalho fantástica. Obviamente estamos a falar nas funcionardes nativas de um tablet com tudo o que foi potenciado na última atualização. Nesse sentido, além de termos um sistema fluído e com um fluxo de trabalho mais organizado, podemos, finalmente usar recursos que pecam por tardios.
A título de exemplo, podemos agora ligar um dongle que nos permita ler cartões SD, pens USB, discos externos, tudo com gestão na aplicação Ficheiros.
Como ligar então o Magic Mouse 2 ao iPad Pro 12,9″?
Para usar esta dica, recorremos ao iPad Pro de 12,9″ com a versão iPadOS 13 beta 7. A ideia aqui é ligar o Magic Mouse 2 ao sistema operativo e usar como se fosse um convencional rato num sistema operativo.
A Apple permite ligar determinados dispositivos através da Acessibilidade. Assim, vamos a Definições > Acessibilidade > Controlo de manípulos > Manípulos > Dispositivos Bluetooth…
Aqui dentro, provavelmente, não irão encontrar nada emparelhado para já. No entanto, este é o sítio onde teremos de lá encontrar o Magic Mouse 2. Ligue agora o Magic Mouse 2 para o sistema o detetar.
Posteriormente, com o Magic Mouse ligado, ele deverá detetar e clicando em cima o iPadOS deverá sincronizar o dispositivo.
Agora, depois de ligado, poderá usar o rato da Apple, mas ainda sem os gestos que o caracterizam. Pode usar uma espécie de toque para abrir os items e arrastar para deslocar as páginas na vertical. Provavelmente, já na próximo versão bera, a Apple irá disponibilizar a funcionalidade total para o Magic Mouse.
Para já ainda não é uma utilização congruente e estável. Por vezes dá, outras vezes está emparelhado, mas não aparece.