Os smartphones dobráveis chegaram para ficar, ainda que a primeira geração seja sempre mais propensa a alguns problemas. O formato está a ser explorado por várias fabricantes, como a Samsung e a Huawei, mas o interesse é generalizado. Contudo, até ao momento ainda não temos um Apple iFlex, um iPhone dobrável.
Ainda assim, a Apple já tem pelo menos uma patente para um iPhone dobrável que agora deu aso a este vídeo.
O vídeo que agora podemos ver foi criado pelo canal Concept Creator. Esta mesma fonte já nos trouxe várias produções similares, mas esta acaba por ser uma das mais cativantes. Sobretudo para os fãs da Apple, e para quem já está à espera do primeiro iPhone dobrável. Um produto já cobiçado por Steve Wozniak, entre outros.
O primeiro iPhone dobrável em vídeo, o Apple iFlex
Ainda que tudo isto não passe de um conceito, fruto da imaginação e trabalho da equipa de designers, os resultados são peculiares. Com efeito, temos aqui um ecrã (e aspeto) similar ao de um iPad, que pode ser dobrado – transformando-se num iPhone – a qualquer momento e sendo assim apelidado de Apple iFlex.
Ao mesmo tempo, uma das vantagens deste iPhone dobrável retratado no vídeo é o facto de não ter que depender das limitações reais. Isto é, não há limites para a criatividade do designer, nem mesmo as imposições da equipa de engenheiros. Em síntese, para já tudo é possível, tratando-se de um vídeo puramente conceptual.
Os resultados, porém, não desiludem. Com um ecrã que dobra sobre si mesmo (para dentro), o Apple iFlex está incrível. Note-se o seu ecrã principal de 7,9 polegadas com formato 4:3. Ou o ecrã de 5,4 polegadas e aspeto 16:9 quando o iPhone está dobrado, sendo assim mais similar a um iPad dobrável.
O Apple iFlex é apenas um conceito
Ainda que se baseia na vontade coletiva em conhecer um iPhone dobrável, para já não há provas concretas da sua existência. Algo que não invalida a possibilidade de a Apple o estar efetivamente a desenvolver. Significa apenas que, até ao momento, não temos qualquer prova da sua existência.
Porém, temos já algumas patentes que visam precaver e resolver alguns dos problemas associados a ecrãs dobráveis. Veja-se, em seguida, uma patente da Apple com um mecanismo de aquecimento do ecrã. Uma pequena resistência colocada imediatamente por baixo do eixo de dobra, para tornar o ecrã mais maleável.
Algo que se revelaria da maior utilidade, sobretudo num dia frio. Aliás, após termos conhecido os problemas com o ecrã do Galaxy Fold e a vinca do ecrã, esta solução torna-se ainda mais cativante. Agora, resta saber quais serão os demais materiais utilizados na construção de um ecrã deste género.
Enquanto isso, podemos apenas esperar pelo iPhone dobrável, desfrutando da hipótese acima abordada em vídeo.