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Apple: HomePod representa apenas 4% do mercado dos smart speakers

Os smart speakers domésticos são cada vez mais populares e as principais empresas do ramo tecnológico continuam a investir neste setor de mercado. As assistentes pessoais como o Google Assistent, Alexa ou Siri estão cada vez mais inteligentes e por isso são ferramentas muito úteis.

Assim, existe uma competição feroz entre empresas como a Apple, Google e Amazon que tentam conquistar os consumidores. Mas quem será que está a perder a luta? Novos dados do mercado dos smart speakers revelam que o HomePod, visto por muitos como o grande adversário do Google Home e do Amazon Echo, não está a ter tanto sucesso como muitos previram. Venha descobrir mais.


Uma grande evolução do mercado…

Um estudo realizado pela empresa de investigação Canalys prevê que até ao final de 2018 existam mais de 100 milhões de smart speakers em casas ao redor do mundo. Este número é impressionante pois, mostra um crescimento de mercado de aproximadamente 150% em relação ao ano de 2017. E grande parte deste crescimento deve-se à Google e à Amazon.

Espera-se que os dispositivos Echo mantenham uma quota de mercado à volta dos 50% e que o Google Home represente cerca de 30% dos smart speakers espalhados pelo mundo até ao final deste ano. No entanto, muito atrás e a surpreender pela negativa encontra-se o HomePod da Apple. Os dados indicam que até ao final de 2018 o smart speaker da marca da maçã represente apenas 4% do mercado global.

Para além disso, as projeções feitas pela Canalys não são nada otimistas e mostram que a Apple vai ter dificuldade em crescer no mercado dos smart speakers. Espera-se que até 2022, o HomePod tenha uma quota de mercado de apenas 10%. Apesar deste número ser melhor do que é atualmente ainda não representa uma ameaça para empresas como a Google ou a Amazon que se irão destacar.

HomePod: Qual é a solução?

O gráfico acima mostra que a Google irá ganhar terreno face à Amazon e alargar a sua quota de mercado; sendo que as duas empresas juntas irão dominar cerca de 70% do mercado até 2022. E não podemos esquecer o facto de que, entretanto, outras empresas podem também entrar no mercado dos smart speakers, tornando-o muito mais competitivo.

A Apple necessita urgentemente de encontrar uma estratégia para dar a volta à situação. Muitos afirmam que o caminho certo passa por tornar a Siri mais inteligente, fazendo com que esta assistente pessoal se torne mais útil do que é atualmente.

Mas, neste momento com o HomePod a ser comercializado a 349$ nos Estados Unidos e o Google Home a 129$, não deverá primeiro a marca da maçã apostar numa versão mais barata do seu smart speaker? Vamos esperar e ver nos próximos meses qual a estratégia que a Apple vai adotar.

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