É um ponto certo que a Apple vende os seus produtos com uma margem elevada. Este seu posicionamento permite que recolha valores de lucro elevado.
Claro que isso aplica-se à grande maioria dos seus produtos. Aparentemente há 2 que ficaram de fora. Especula-se agora que a empresa está a perder dinheiro com o HomePod e que vende a Apple TV 4K a preço de fabrico.
A discussão em torno dos preços reais dos produtos gigante de Cupertino não é recente. Todos os anos surgem informações sobre o custo real de cada um dos equipamentos, o que revela o quanto pagam a mais os consumidores.
É certo e sabido que existem muitos custos adicionais, mas mesmo estes acabam por não justificar o valor cobrado pela empresa. Mesmo assim, com estas margens, os produtos não deixam de sem vendidos em elevados volumes.
Uma informação recolhida por John Gruber trouxe detalhes interessantes sobre os preços da Apple TV e do HomePod. Citando uma fonte confiável, Gruber disse que a Apple TV é vendida a preço de fabrico e que o HomePod é vendido com perdas.
O custo da Apple TV é igual ao da sua produção
Focando-se na Apple TV 4K, John Gruber revelou que esta estava a ser vendida ao preço que a é pago para o seu fabrico.
Com um preço de 179 dólares (199,00 euros – modelo 32GB), a Apple TV 4K usa um processador A10. Este tem um preço aproximado de 26 dólares. Desta forma o valor restante está associado aos demais componentes.
Importa salientar que a este valor devem também ser descontados os custos de marketing e investigação e desenvolvimento da Apple TV 4K.
O curioso caso do HomePod e as suas perdas de lucro
Também sobre o HomePod foram reveladas informações importantes e curiosas. A informação de Gruber revelou que a Apple está a perder dinheiro por cada um que vende. A empresa terá optado por não aplicar a sua margem de 38% (valor médio) a esta coluna inteligente.
Segundo Gruber, a ideia é aguardar que a sua construção fique mais barata. Ao mesmo tempo aposta nos serviços de música para compensar estas perdas. Com o tempo esta tendência deverá eventualmente inverter-se.
Desta forma, a empresa consegue tornar o HomePod mais interessante. Consegue ainda tentar evitar que se perca ainda mais neste mercado, que tende a preferir o que a concorrência oferece.