A Apple tem estado próxima de Donald Trump, sem que isso comprometa a empresa diretamente. Tim Cook tem reunido com Donald Trump para cobrirem vários assunto. Uma situação anormal está agora ativa e é bastante única e bizarra. Ao ditar a palavra “racista” no iOS, o sistema do iPhone transcreve-a para “Trump”. A Apple estará já a resolver o problema.
Apple está a resolver falha do iOS
Um bug bizarro faz com que os iPhones alterem automaticamente a palavra “racista” para “Trump” quando utilizam a funcionalidade de ditado integrada no iOS. A questão, que parece ter sido descoberto pelos utilizadores do TikTok, surge ao utilizar a funcionalidade de voz para texto em aplicações da Apple, como o Mensagens.
Ao ditar a palavra “racista”, o iOS transcreve brevemente o texto como “Trump” antes de o alterar novamente para a palavra pretendida. Não é claro o que pode causar este comportamento. Ainda que não esteja a ser um problema largamente difundido, a verdade é que este está presente e muitos conseguiram reproduzi-lo.
@user9586420191789 My dad sent me this video this morning. He told me his friend noticed that when he used speech to text and said "racist," it briefly changed to "Trump" before changing back. Seems like subliminal messaging to me. I don't have an iPhone and my phone doesn't do it. #iphone #Trump #apple #elonmusk #fyp @Anna Matson @Aquarius_Waive @athena @David Gokhshtein @Doxielvr @Hello America @Jason Pargin, author @Jeffery Mead @Jeff Mead @Joe "Pags" Pagliarulo @J.D. Vance @Link Lauren @Tulsi Gabbard @user80861822781 ♬ original sound - Jess White2260
Importa destaque que esta situação somente é ativada quando os utilizadores usam o ditado para receber o seu texto. Ao escreverem com o teclado do iOS, ou outro, esta alteração não é feita e o texto correto é apresentado ao utilizador.
A palavra “racista” para “Trump”
A Apple já reconheceu o problema e revelou de forma pública que se deveu à “sobreposição fonética entre as duas palavras”. Isto acontece apesar de ambas as palavras não soarem semelhantes. Também não fica claro ou explicado porque é que “racista”, com “r” minúsculo, seria transcrito como “Trump” e não “trump”, o substantivo.
Um especialista em IA que trabalhou na Siri revelou que esta poderia ser uma “brincadeira séria” de um funcionário da Apple. Isso não ficou provado e é somente uma possibilidade remota. Naturalmente que a empresa está a realizar todos os esforços para corrigir este problema que é, no mínimo, bizarro.
A solução deverá surgir dentro de muito pouco tempo e será aplicada de forma centrar, sem a necessidade de qualquer atualização de software. Nesse momento o problema irá desaparecer, voltando a palavra “racista” deixar de mostrar o apelido do atual presidente norte-americano.