Pplware

Apple domina vendas de Natal, mas não com o iPhone X

Com os grandes smartphones do ano de 2017 lançados e colocados no mercado, as marcas esperavam pelo Natal para reforçarem as suas vendas e conseguir ter ainda mais utilizadores. Esta é uma época propícia a compras e os telefones têm sido, nos últimos anos, a escolha mais óbvia para a maioria dos consumidores.

Os números do Natal deste ano repetem os que temos visto em alturas similares, com a Apple a dominar, mas desta vez com uma diferença. Ao contrário de anos anteriores, não foi o flagship desta marca a dominar as vendas.


Como tem sido normal no Natal de anos anteriores, as escolhas de presentes no campo dos smartphones recaíram nos equipamentos da Apple.

Mas, e dando força às notícias dos últimos dias, a Apple estará a atravessar um período menos positivo de vendas do iPhone X. No Natal de 2017 este não foi o smartphone mais vendido e nem sequer o iPhone 8 teve esse domínio.

 

A Apple dominou as ativações de equipamentos

O domínio da Apple no campo das ativações de smartphones na semana anterior ao dia de Natal é avassalador. A marca consegue reclamar para si quase metade dos equipamentos ativados. São 44%, o que significa que tem quase o dobro do seu concorrente mais direto, a Samsung, que este ano consegue crescer ligeiramente e atinge os 26%.

A Huawei, uma marca que tem cada vez mais mercado, ocupa a terceira posição, com 5%. De seguida temos a Xiaomi, a Motorola, a LG e a OPPO, com 3%. A fechar o top 8 temos a Vivo com 2%.

 

Não foi o iPhone X que deu o troféu à Apple

Analisando a lista de equipamentos da Apple que foram ativados neste período, podemos ver que o domínio está no iPhone 7, o modelo de 2016, que conseguiu uns expressivos 15,1%.

Na posição imediatamente abaixo temos o iPhone 6, o modelo de 2014, que consegue 14,9%. O iPhone X, a grande aposta da Apple para este ano surge apenas na 3ª posição, com 14,7%.

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus aparecem apenas na 6ª e na 7ª posição, com 8,7% e 8,1% respetivamente. Também aqui o iPhone 8 Plus domina face ao modelo de dimensões mais reduzidas.

Importa notar que, mesmo com estes resultados, os novos smartphones da Apple conseguem puxar a si quase 1/3 das vendas neste Natal, dentro do universo Apple.

 

Os phablets dominaram o Natal deste ano

Quando a análise recai no tamanho dos smartphones, este ano parece ter também seguido a tendência de anos anteriores. Os phablets, com ecrãs entre as 5 e as 6,9 polegadas, cresceram, tornando-se agora a escolha preferida dos consumidores, com 53%.

Os telefones de dimensões médias, com ecrãs entre as 3,5 e as 4,9 polegadas ficaram na segunda posição das escolhas, com 35%.

 

Estes dados são baseados nos números da Flurry, cuja ferramenta de análise de dados está presente em cerca de 1 milhão de aplicações e que dá acesso a dados de 2,1 mil milhões de dispositivos. O período em análise compreende a semana que antecedeu o dia de Natal.

Fonte

Exit mobile version