Não é novidade que a Apple está a preparar-se para renovar de forma completa a sua loja de aplicações. Para além de pretender fazer a limpeza das apps de 32bits, tudo aponta para que uma nova remoção de apps esteja a ser preparada.
Desta vez a Apple vai remover aplicações que não estão de acordo com algumas das suas regras e que, por isso, não deveriam estar na sua loja de aplicações.
Segundo informações que começaram a circular, a Apple terá já iniciado mais um processo de limpeza e remoção de aplicações da App Store. Os alvos desta vez são aplicações que para a empresa são consideradas clones de outras já existentes ou que não adicionam qualquer valor para a loja.
A Apple quer que os programadores sejam criativos e, por isso, está a eliminar apps como os muitos clones do Flappy Bird. Na prática são apps que foram criadas usando templates ou que foram geradas em serviços automatizados.
Espera-se que com esta limpeza a Apple remova várias centenas de milhares de aplicações, deixando na App Store as que são realmente interessantes para os utilizadores do iOS.
A renovação da App Store
A Apple tem em curso uma renovação completa da sua loja de aplicações. Esta foi iniciada há algum tempo, com a preparação para o suporte de 64bits, o que levará a que apenas vão existir apps para esta arquitetura.
Para além disso, e como foi apresentado no WWDC deste ano, a Apple irá também renovar a imagem da Store com novas áreas e novos pontos de interesse, procurando assim alargar ainda mais a sua utilização.
Por fim, está a decorrer a limpeza de apps que violam algumas das regras e que não deveriam estar acessíveis. Não se sabe, no entanto, se a Apple ficará por aqui ou se continuará a limpeza, removendo ainda mais aplicações que não têm espaço na App Store.