A Apple e a Epic têm estado numa verdadeira batalha entre si. A criadora do Fortnite tomou posições fortes contra a dona do iPhone e isso tem sido visto nos processos que decorreram em tribunal. A Apple deu agora um passo importante ao cancelar a conta da Epic, alegando que a empresa não é de confiança, matando o seu sonho de ter uma loja de apps na Europa.
Problemas no primeiro dia com regras da DMA
Tal como muitas outras empresas, a Apple está agora obrigada a cumprir a DMA e todas as suas regras. Das várias a que está sujeita, terá de permitir a criação e o acesso a outras lojas de apps para o iOS, dando aos utilizadores o acesso fácil e estes novos locais.
Uma das primeiras empresas a marcar uma posição neste campo foi a Epic Games, que avançou com a vontade de criar a sua loja de apps. Esta seria a forma de colocar o Fortnite no iOS e gerir assim os pagamentos. Essa ideia cai agora por terra, com a Apple a cancelar a conta de programador da Epic e assim matar o sonha desta loja de apps na Europa.
Apple has terminated our developer account and now we cannot develop the Epic Games Store for iOS.
This is a serious violation of the EU’s Digital Markets Act. We will continue to fight to get back on iOS!https://t.co/BmqFxG26ul
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) March 6, 2024
Apple cancela conta de programador da Epic
Esta é uma decisão que tem efeito imediato e foi comunicada à Epic pelos advogados da Apple. Do que a criadora do Fortnite revelou numa publicação no seu blog, esta mudança deve-se na maioria às críticas da empresa feita às políticas da Apple e como implementa a DMA.
A Apple disse que um dos motivos pelos quais encerrou a nossa conta de programador apenas algumas semanas após aprová-la foi porque criticámos publicamente a sua proposta de plano de conformidade com a DMA. A Apple citou esta publicação no X deste tópico escrito por Tim Sweeney. A Apple está a retaliar contra a Epic por se manifestar contra as práticas injustas e ilegais da empresa, assim como fizeram com outros programadores repetidas vezes.
A Apple também afirma que a Epic é uma ameaça ao seu ecossistema, mas esta é uma desculpa totalmente injustificada para encerrar uma das nossas contas. A Apple apoia publicamente o Unreal Engine há muito tempo. Também mantemos relações contratuais contínuas com a Apple desde 2010 para os jogos da Epic, Unreal Engine e as nossas outras ferramentas de criação.
Este novo cenário não era de todo esperado, ainda para mais com as justificações apresentadas pela Apple para esta decisão. Toda a decisão foi tomada com base numa publicação feita pelo CEO da Epic Games no X.
Apple leadership faces some massive decisions in the coming weeks as the contradictions between their stated principles and the intended and actual consequences of their present policies are reckoned with: the app store monopoly, the digital goods payments monopoly, the tax, the… pic.twitter.com/mUxV5ypwcd
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) February 26, 2024
Fim do sonho da loja de apps na Europa
A Apple também já reagiu a esta situação e à própria publicação da Epic. A criadora do iOS revela que o comportamento passado da Epic dá o direito de encerrar qualquer uma das suas contas. Ao mesmo tempo, não confiam que a empresa não quebrará os seus contratos novamente.
A violação flagrante da Epic das suas obrigações contratuais com a Apple levou os tribunais a determinar que a Apple tem o direito de rescindir “qualquer ou todas as subsidiárias, afiliadas e/ou outras entidades de propriedade integral da Epic Games” a qualquer momento e a critério exclusivo da Apple. À luz do passado e do comportamento contínuo da Epic, a Apple optou por exercer esse direito.
Esta é certamente uma situação que deverá estar longe de estar terminada. No primeiro dia em que a Apple está ao abrigo das novas regras da DMA consegue colocar fora do seu ecossistema uma das primeiras lojas que poderia chegar ao iOS e assim dar o acesso ao Fortnite que todos esperam.