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Apple Arcade pode custar mais de mil milhões de dólares a Cupertino

De acordo com fontes próximas da Apple, a gigante de Cupertino está a investir vários milhões de dólares no seu serviço Apple Arcade. O relato foi publicado este fim de semana pelo Financial Times, refletindo o empenho da tecnológica no seu novo serviço de streaming e acesso a vários jogos da sua esfera.

O Apple Arcade é o póster mais famoso da “nova” Apple, empresa agora também dedicada aos serviços online.


Ainda de acordo com a mesma fonte, a cifragem total pode superar os mil milhões de dólares investidos no serviço dedicado aos jogos. Entretanto, a empresa prepara esta nova plataforma de subscrição para acesso a vários títulos, muitos deles ainda em desenvolvimento. Será também um sério fomento para os programadores.

“Jogos que redefinem os jogos” – Apple Arcade

Ao mesmo tempo, a Apple está também a desenvolver a sua plataforma de streaming de filmes e séries, o TV+, além da plataforma agregadora de notícias, o News+. Também estes serviços receberão um forte investimento de Cupertino, porém, numa escala consideravelmente inferir à do Arcade.

Continuando com o relato do Times, mais de 100 novos jogos estão planeados para este serviço. O custo de desenvolvimento dos mesmos colocar-se-á em vários milhões de dólares. Pelo menos esta é a estimativa da empresa, que estará a dedicar uma quantidade inusitada de fundos para garantir o sucesso da plataforma.

Aliás, de acordo com algumas fontes, será um investimento desproporcionado. Nesse sentido temos o público alvo, programadores indie e estúdios independentes. Portanto, fontes que talvez nem carecessem de um investimento tão exacerbado. Já, por outro lado, são valores normais para a indústria dos video-jogos.

Um investimento necessário

Mais uma vez, de acordo com o relato desta fonte, o serviço da Apple passará mais pela entrega e disponibilização de jogos, mediante uma subscrição mensal, do que pelo streaming de jogos propriamente dito. Assim sendo, ainda que partilhe alguns pontos com o Stadia, terá uma abordagem mais conservadora.

Focando-se o Apple Arcade na entrega de jogos aos utilizadores, terá que primar pela diversidade. Portanto, o investimento chorudo prenderá precaver isso mesmo. A necessidade de existir uma grande variedade de títulos, com ênfase nos jogos para dispositivos móveis. Esta é a fórmula de Cupertino para o seu Arcade.

Vemos assim a empresa a celebrar contratos muito gratificantes para os programadores de jogos. Aqui com o intuito de os fixar na sua plataforma, e fomentar o crescimento da mesma, sobretudo na fase embrionária. Por outras palavras, o Apple Arcade tem que ser bem-sucedido. Ou se falhar, não será pela falta de investimento.

Serviço de jogos exclusivos para iOS e MacOS

A Apple ainda não revelou quanto é que cobrará mensalmente pelo seu serviço Arcade, nem mesmo pela plataforma TV+. Contudo, segundo os analistas da HSBC, as receitas geradas pelo Apple Arcade devem crescer de 370 milhões de dólares em 2020, para 2,7 mil milhões de dólares em 2022. Aliás, em 2024 esta cifra já deverá estar nos 4,5 mil milhões de dólares.

Por essa altura, de acordo com estas previsões, a Apple deverá ter mais de 29 milhões de assinantes mensais, cada um pagando 12,99 dólares. Assim sendo, o Arcade gerará mais receitas do que o TV+, ou mesmo o News+. Ainda assim, estes deverão gerar 4,1 e 2,7 mil milhões de dólares nas perspetivas para 2020, respetivamente.

Por fim, a Apple estará a competir com o Stadia da Google, este mais focado no streaming de jogos. Ao mesmo tempo, deveremos ter ainda uma solução d Microsoft voltada para o mesmo mercado. Por conseguinte, a gigante de Cupertino terá que se diferenciar das concorrentes.

O Apple Arcade estreia-se no final de 2019 e já pode consultar a sua página.

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