As preocupações ambientais devem fazer parte, cada vez mais, das tomadas de decisão das empresas.
Neste âmbito, a Apple quer torna-se uma empresa mais verde e, nesse sentido, está a promover uma série de acções. A mais recente foi um acordo com a Sunseap Group em Singapura que irá garantir que todas as suas acções no país sejam alimentadas através de energias renováveis.
Já a partir de Janeiro do próximo ano, a Apple será a primeira empresa em Singapura a trabalhar exclusivamente através de energias renováveis com o objectivo de, dentro em breve, conseguir fazê-lo de forma sustentável em todo o mundo.
A primeira loja da Apple na Singapura está para abrir em breve e já será abrangida por este projecto, sendo alimentada a 100% por energias renováveis.
Este é apenas um dos muitos projectos que a empresa tem em curso neste âmbito da sustentabilidade ambiental. Na China, por exemplo, a empresa da maçã anunciou em Outubro que irá construir um projecto de energia solar de 200 megawatts.
Na Califórnia, para alimentar o seu novo Campus, a empresa já avançou também para a compra de energia solar de um parque já existente.
No caso específico da Singapura não será possível a criação de um parque fotovoltaico devido às limitações territoriais. Junto ao Campus da Apple no país existe uma grande densidade populacional limitando a sua criação, pelo que serão os telhados de edifícios públicos e instalações da Apple a receber os painéis solares capazes de gerar 50MW de energia, o suficiente para abastecer o equivalente a 9000 casas, de acordo com a Apple.
Não será só a Apple a ganhar
Os edifícios públicos que albergarem os painéis solares, serão também eles abastecidos por esta energia renovável.
A empresa parceira da Apple neste processo, a Sunseap, espera um efeito em cascata na adopção deste tipo de energia nas empresas que trabalham no país.
Fonte: Reuters