Pplware

Apple acusada de fugir aos impostos, mais uma vez

Os lucros da Apple são elevados como todos sabem. A cada ano fiscal a empresa acumula valroes cada vez mais altos, fruto de números de vendas condizentes.

Mas isso não tem impedido a Apple de se ver envolvida em escândalos relacionados com a fuga aos impostos. O caso mais recente vem de Itália e mostra que a Apple voltou a tentar enganar o sistema.

De acordo com a imprensa italiana, a Apple estava a ser investigada por fuga ao fisco durante vários anos. Entre 2008 e 2013, a empresa de Cupertino terá declarado valores mais baixos do que os que realmente recebeu, conseguindo assim pagar valores mais baixos de impostos.

Ao todo a Apple deveria ter pago em impostos a quantia de 880 milhões de euros, algo que não aconteceu.

Para resolver esta questão e assim evitar que os processos normais avancem de forma rápida, a Apple concordou pagar já a quantia de 318 milhões de euros.

Ao usar a Irlanda como sede fiscal da empresa na Europa a Apple consegue garantir um valor muito mais baixo de impostos, algo que a beneficia face a outros países, onde estes são muito mais elevados.

Esta não é a primeira vez que a Apple é acusada de ter este comportamento face aos impostos que deve sobre os seus lucros. Já este ano a empresa se viu obrigada a pagar uma multa elevada na China, também para conseguir evitar que um processo semelhante avançasse para os tribunais.

Recentemente, Tim Cook falou sobre os impostos que a Apple paga, referindo que a empresa cumpre todas as suas obrigações nos países onde tem presença.

We pay more taxes in this country than anyone. It would cost me 40% [taxes] to bring it home. And I don’t think that’s a reasonable thing to do. This is a tax code that was made for the industrial age, not the digital age. It’s backwards. It’s awful for America. It should have been fixed many years ago. It’s past time to get it done.

A verdade é que estes casos surgem frequentemente e mostram que também esta gigante da indústria tenta a todo o custo evitar o pagamento de impostos.

Várias investigações estão a decorrer na Europa, procurando saber se várias empresas, e entre elas a Apple, estão a usar de forma ilegal a Irlanda como sede fiscal para beneficiar dos impostos mais baixos ali praticados.

Exit mobile version