Pplware

Apple: 5 previsões que vão vender milhões em 2016

A Apple tem já em produção várias novidades que vão aparecer no mercado durante o próximo ano. São os próximos gadgets que o mercado irá vender aos milhões, que vão gerar milhões de lucro e que veremos a encher as páginas dos jornais, dos sites e a abrir os noticiários das televisões… basicamente não será uma novidade, será mais do mesmo.

Há pelo menos 5 novidades que a Apple terá já em desenvolvimento, sabe quais são?

O mundo habituou-se a ver a Apple como a maior empresa do mundo no que toca a tecnologia. Embora muitos tenham vaticinado o fim da Apple a cada ano que passa, a verdade é que está mais forte a cada ano que passa e 2016 irá trazer novos produtos para engrossar a oferta ao mercado. Há quem diga que é este o ano do carro eléctrico da Apple, o que seria uma estreia e, quem sabe, um sucesso num segmento totalmente desconhecido.

Mas não será aqui que a aposta da empresa de Cupertino está cimentada, é noutro tipo de produtos e estes 5 serão de certeza aposta para milhões de unidades vendidas e milhões de dólares de lucro.

 

iPhone 7

Começamos pela previsão mais fácil. Se este ano a Apple introduziu a novidade 3D Touch o próximo iPhone poderá trazer o carregamento por indução, algo dentro da tecnologia “wireless charging”, eventualmente ecrã 2K e acabar com o modelo de 16GB. Uma das grandes novidades, que é também uma das nossas apostas, é ao nível da câmara.

 

A Apple recentemente, numa entrevista ao programa 60 minutos, levantou o véu do investimento humano e tecnológico que faz nesse componente. Isso poderá trazer melhor software inclusive. Outro ponto muito importante será no som. Houve uma melhoria no iPad Pro e será “portada” essa qualidade para o próximo iPhone.

Ao nível dos pormenores do hardware, como já falámos aqui, o jack de 3.5mm poderá desaparecer, permitindo tirar um milímetro à espessura do smartphone da Apple. Irá aparecer um novo jack, agora de apenas 2mm, este novo jack terá o nome de D jack, dada a sua aparência.

A evolução diz-nos que poderá vir com o novo processador A9X processor acompanhado com o co-processador M9 (haverá o salto para o A10 e M10?). Trará 2GB de memória RAM e algumas outras novidades, como uma nova tecnologia para os cartões SIM, que será o e-SIM. Não é mais que um SIM electrónico que poderá funcionar num sistema “parecido” com o que existe já nalgumas operadoras, o standard GSMA.

Será “à prova de água”, pelo menos os esforços já feitos nos últimos modelos assim parecem querer mostrar. Sim, nisso não é nada inovador, mas a Apple poderá não se ficar por aqui nesta novidade. Segundo a patente entregue à Apple, o sistema da Apple irá permitir que o iPhone possa drenar a água do seu interior através das saídas de áudio, um sistema inovador que protege a parte eléctrica sem com isso ser estanque. É interessante a patente, não sabemos é se vem a tempo do próximo iPhone.

Suspeitamos de mais algumas novidades, como por exemplo um carregador com porta USB reversível, pois já não faz sentido a Apple continuar a perpetuar uma “incongruência” da tecnologia moderna. O iOS 10 que será um salto grande, mas aqui ainda reina muita incerteza, até pela introdução do iPad Pro, que veio aumentar o leque de ofertas. E quanto ao USB Tipo-C, aos EarPods Wi-Fi ou ao iPhone 7c de 4 polegadas?

 

Apple Watch 2

A Apple ainda não conseguiu fazer um relógio que esteja perto da perfeição. Sim, ainda ninguém o conseguiu e a Apple foi quem mais conseguiu mexer com este mercado, mas mesmo assim o seu único relógio está ainda longe de ser bom e útil.

Com a segunda versão a empresa de Cupertino poderá melhorar bastante o hardware assim como trazer uma aparência mais requintada. O foco sem dúvida que será a saúde e tudo o que se pode ligar para monitorizar os sinais vitais do nosso corpo, esse é o foco principal da Apple, aliás, já podemos ver avanços consideráveis na última keynote.

  Nesta segunda versão, tal como conhecemos dos outros dispositivos, a Apple irá melhorar o hardware e, muito provavelmente, trazer uma nova medida para o mostrador. Mais sensores estarão ao serviço, maior autonomia e menor dependência do iPhone. Cuidado, desengane-se se pensa que um dia o Apple Watch deixará de ser dependente do iPhone, isso nunca acontecerá, a Apple não quer matar a “galinha dos ovos de ouro”.

Haverá uma maior incidência na tecnologia Force Touch que tem tido pouca adesão, até porque neste primeiro relógio não está tão afinada assim. O Siri terá mais preponderância e veremos mais serviços a correr apenas ao comando da palavra. Mas o véu neste caso ainda não foi muito levantado, estas nossas suspeitas podem pecar por defeito!

 

iPad Air 3

Este é outro dispositivo que irá continuar a ser actualizado porque tem mercado assegurado. A Apple está a transformar o próprio mercado deste gadget para o tornar cada vez mais numa ferramenta ao serviço da indústria e comércio. Assim veremos, provavelmente, algumas novidades saídas do mundo do iPad Pro, principalmente o suporte à Stylus.

O update no hardware será, então, ao nível do ecrã para o tal suporte até do 3D Touch, depois veremos a adopção dos novos processadores A9X e do M9, tal como o actual iPad Pro. Poderemos ver igualmente no novo D jack que será apresentado no iPhone 7, podendo também beneficiar a estrutura do iPad Air 3 e este ficar ainda mais fino. Uma novidade será a qualidade do som, aqui a Apple irá trazer também do iPad Pro a tecnologia adoptada e este iPad Air 3 ganhará com isso.

 

Fim do MacBook Air e novo Macbook

Não haverá iPad Pro com OS X. Isso é contranatura e desengane-se quem pensa que a Apple dará tal tiro no pé. Contudo, com o lançamento do Macbook, no passado mês de Março baralhou as peças deste jogo dos portáteis e deixou uma linha um pouco ténue entre os vários modelos. Há modelos que não fazem grande sentido e o mercado está já a castigar as vendas desses modelos. Assim, é de esperar, na nossa opinião, que a Apple acabe com a linha Macbook Air e transforme a nova linha Macbook numa oferta mais alargada.

Os processadores dual-core Intel Core M deverão dar lugar aos Intel Core i5/i7 que equipam os Air e que deverão ser actualizados. Também deverá desaparecer o armazenamento de 128GB, sendo o 256GB o valor base e os 512GB a nova oferta.

Uma novidade que poderá ser revolucionária é a introdução do Touch ID nos MacBooks. Como a tecnologia está madura e muito segura quer no iPhone quer no iPad, a Apple poderá portar esta ferramenta de segurança para os MacBooks tronando assim estes computadores muito mais atractivos no que toca à segurança.

A crítica ao MacBook 2015 centra-se muito no facto de apenas trazer uma porta USB-C. Esta porta permite carregar o equipamento, transferir dados e imagem. Contudo, no novo portátil haverá mais capacidade de expansão para permitir a penetração deste equipamento no segmento académico e em áreas onde não sejam necessários os MacBook Pro.

 

Streaming TV

Por fim um serviço que deverá aparecer no próximo ano, Streaming TV. A novidade vem na mesma linha ideológica do Apple Music mas, neste caso, para tirar proveito das capacidades da nova Apple TV lançada no passado mês Outubro.

Esta novidade já não é assim tão novidade porque já se fala há anos. Agora é mais viável porque o dispositivo permite alta qualidade no que toca ao streaming. A questão aqui é que já existe este tipo de serviço, como conhecemos a PlayStation Vue e a Sling TV, então o que trará a Apple de diferente?

Bom, o mercado do streaming está aberto e há muitas novidades que estarão a ser preparadas para 2016 e pensamos nós que a Apple terá já na manga alguns acordos com grandes produtoras de conteúdos e será nessa área que irá surpreender. Isto porque ao nível do hardware em si já se sabe que tem crescido como suporte a jogos (com comando gaming e tudo), apps para as mais variadas finalidades transformando a TV da sala num ecrã com acesso a conteúdos únicos e muitas outras exclusividades do ecossistema Apple.

E na sua opinião, quais serão os trunfos da Apple para 2016?

Exit mobile version