Pplware

App de chat usada por Snowden vai também chegar ao Desktop

Quando Edward Snowden trouxe para público todas as acções da NSA e das suas congéneres, ficou claro que a privacidade é muito difícil de manter na Internet. Apenas com a utilização das ferramentas certas os utilizadores conseguem proteger-se e manter os seus dados longe de olhares alheios.

Uma das aplicações para comunicação preferidas de Edward Snowden era o Signal, que garante a cifra das mensagens. Pois essa aplicação está prestes a chegar ao Desktop, alargando ainda mais a sua presença.

Com uma presença garantida no iPhone, onde garantiu a segurança de muitos utilizadores, quer das suas chamadas quer das suas mensagens, o Signal cresceu e ocupou novos espaços onde era pedido que chegasse.

A versão para Android surgiu no início do passado mês de Novembro para trazer para o sistema operativo da Google alguma segurança adicional, nas comunicações.

O pedido dos utilizadores ia para que a versão desktop avançasse e que se tornasse uma realidade, algo que agora está prestes a acontecer. Foi anunciado pela Signal que a versão desktop está prestes a ser lançada, ainda numa versão beta e que servirá todos os sistemas operativos.

Para isso vão torná-la uma extensão do Chrome, garantindo a facilidade de utilização, mas mantendo os mesmos padrões de segurança.

A confiança da Signal é de tal forma grande que tornou o código da sua versão Chrome público e qualquer um pode aceder-lhe via GitHub. Claro que por ser público pode ainda receber contribuições e ser ainda melhorado.

Esta nova versão estará integrada com a versão para Android, o que garante que as mensagens possam ser lidas e respondidas em qualquer uma das plataformas, estando perfeitamente sincronizadas. Esta integração chegará à versão iOS mais tarde.

Com as chaves de cifra a estarem armazenadas do lado dos clientes, o Signal garante que mesmo que as mensagens sejam capturadas, é impossível decifrá-las. É graças a esta segurança que o Signal tem estado na lista das aplicações seguras recomendadas e que tem o aval da conhecida Electronic Frontier Foundation.

Para testarem esta nova versão apenas necessitam de aceder ao site do Signal e registarem-se. O acesso não é imediato, mas depois de uma pequena fila de espera vão ter disponível o Signal para instalação no vosso Chrome.

Se prezam a vossa segurança então é imperativo que comecem a usar o Signal ou outra qualquer aplicação similar, para conseguirem que as vossas mensagens sejam cifradas e protegidas.

Signal Desktop Beta

Exit mobile version