Pplware

Airsynth usa a câmara do Face ID para “fazer música”

A tecnologia por detrás do Face ID é um dos tipos de hardware e software mais avançados que a Apple criou. A câmara TrueDepth captura dados faciais exatos através da projeção e da análise de mais de 30.000 pontos invisíveis para criar um mapa do rosto em profundidade, ao mesmo tempo que captura uma imagem de infravermelhos da face. Assim, os programadores da app AirSynth perceberam que poderia haver uma oportunidade de criar algo novo.

Vamos conhecer a app AirSynth que permite ao utilizador usar o Face ID para criar sons musicais com as mãos.


Fazer música com a câmara TrueDepth do face ID

Este tipo de software pode ser importante não pelo que faz hoje, mas pelo que permite fazer amanhã. A título de exemplo está, por exemplo, o bizarro instrumento musical eletrónico que pode ser tocado sem contacto físico. Conhecem o teremim?

 

Teremim em modo AirSynth no seu iPhone e iPad

A app AirSynth recorre ao mesmo princípio do teremim. Desta forma recorrendo às mãos, podemos criar sons mediante os movimentos das nossas mãos.

O AirSynth, como podemos ver no vídeo, usa os recursos de profundidade do iPhone X e seguintes para descobrir exatamente onde estão posicionadas as mãos do utilizador. Isso significa que o controlo de profundidade funciona mesmo no escuro. Há cinco “vozes” diferentes para brincar, além de um recurso de visualização divertido.

Portanto, esta tecnologia só por si ainda é parca em recursos, mas estão abertas as portas das oportunidades. Contudo, há que referir, para brincar terá de desembolsar 2,29 €.

 

O teremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico.

Exit mobile version