Pplware

Afinal há um país onde a Apple não vai poder tirar os EarPods do iPhone 12

A decisão da Apple de remover alguns elementos da caixa do iPhone 12 apanhou muitos potenciais utilizadores de surpresa. Era normal, até agora, a presença do carregador e dos EarBuds em cada novo iPhone vendido.

Apesar de ser uma decisão global e a aplicar em todos os países onde o iPhone 12 vai ser vendido, aparentemente há uma exceção. Existe um país onde a Apple não vai retirar os EarPods da caixa do iPhone e vai continuar a tê-los presentes.


EarPods e carregador desaparece da caixa

A razão apresentada pela Apple para remover o carregador e os EarPods do iPhone 12 é ecológica. Ao remover estes componentes, que já milhões têm nas suas casas, evitam principalmente usar materiais e processos que são agressivos para o ambiente.

Para ajudar quem precisa de renovar estes elementos, a Apple resolveu agora reduzir o preço que pratica na sua loja online. Esta ajuda parece ser importante, mas há um local onde acabará por ser desnecessária. Do que foi descoberto, há um país onde os EarPods vão continuar presentes.

França obriga a mudanças no iPhone 12

Será bem perto de Portugal que esta situação vai acontecer. Pode parecer caricato, mas em França, existe uma imposição legal que impede a Apple de remover os EarPods. Estes vão continuar presentes e a ser vendidos com o iPhone 12.

A razão está na lei francesa que obriga os fabricantes a terem presentes nos seus equipamentos um kit mãos livres ou uns auscultadores. Estes servem acima de tudo para proteger as crianças com menos de 14 anos contra a radiação eletromagnética. Caso não seja respeitado, a multa será de 75.000 euros.

Imposição legal que a Apple tem de respeitar

O governo francês ainda não está convencido de que a exposição prolongada a radiação seja inofensiva, em especial em crianças. A legislação é clara neste ponto e obriga a que os manuais e a embalagem recomende a utilização de kits nãos livres ou auscultadores.

A situação em França será única e tem uma razão bem forte para acontecer. A Apple está apostada em reduzir a pegada ecológica dos seus produtos e este parece certamente ser um caminho lógico e correto.

Exit mobile version