O iMessage é o centro dos produtos da Apple no que toca à partilha de mensagens, sendo abrangente no que toca aos dispositivos da marca. Está limitado ao seu ecossistema e por muito que seja pedido no Android, nunca chegou a ter esta versão criada e disponibilizada.
A Apple tem resistido a trazer o iMessage para o Android, sem apresentar uma razão válida. Agora tudo foi esclarecido e a criadora do iPhone apresentou finalmente uma razão pode se recusar a criar esta versão da sua app de mensagens.
A razão da Apple para ignorar o iMesssage no Android
A Apple tem no Android algumas apps, mas sempre focada nas suas necessidades. Essa escolha tem deixado de fora o iMessage, que mesmo com muitos pedidos não parece vir a ser uma realidade em breve no sistema da Google.
Agora, e numa entrevista que Craig Federighi da Apple deu ao The Wall Street Journal, num evento que decorre agora, foi finalmente esclarecida a razão para esta opção da Apple face ao Android. Do que afirmou, e caso esta versão existisse, teria sido um esforço “descartável” que teria “impedido [a Apple] de inovar”. Eis a declaração completa.
Se vamos entrar num mercado e seguir o caminho da construção de uma app, temos de estar nele de uma maneira que faça a diferença. Isso significaria que teríamos muitos clientes a quem poderíamos entregar ótimas experiências. Isso tem um custo real. E, o meu medo era que não estivéssemos em posição de fazer isso.
Então, se nós apenas lançássemos uma app que realmente não obtivesse massa crítica em outras plataformas, o que ela teria conseguido é que nos impediria de inovar em todas as maneiras que queríamos inovar em mensagens para nossos clientes, e realmente não ter realizado muito de qualquer outra forma.
E assim, acabamos por sentir que deve fazer a, escolha onde pode fazer a diferença. Escolha onde vai investir e faça isso onde você faz a diferença e por isso essa opção parecia descartável e que não serviria ao mundo honestamente.
Isto reforça o estatuto que o iMessage tem no universo Apple e como isto funciona para cativar os utilizadores a ficar nos sistemas da gigante de Cupertino. Nos casos onde não está presente, tem causado problemas por não ter uma integração.
Apple’s Craig Federighi and Greg Joswiak (@gregjoz) join @JoannaStern at #WSJTechLive to discuss products, privacy and power at the tech giant https://t.co/fNo2JGwMB4 https://t.co/aGrTlZrUo4
— The Wall Street Journal (@WSJ) October 26, 2022
Uma separação clara no tipo de mensagens
Curiosamente, esta nova justificação fica muito longe de outra que surgiu há alguns anos e de forma interna à Apple. Numa troca de emails ficou claro que esta versão iria remover um bloqueio para os pais oferecerem um smartphone Android aos seus filhos.
Com a Google a apostar em divulgar e massificar RCs, a Apple está a manter-se fiel à sua solução e em mantê-la como um exclusivo. Desta forma impede a fuga de utilizadores para o Android, enquanto tenta puxar a si novos utilizadores para conseguirem comunicar dentro desta rede.