A Apple é uma das marcas que imediatamente associamos a um segmento específico de preços. Aliás, poucas outras empresas mobile possuem uma conotação tão adstrita com o mercado premium como a tecnológica de Cupertino e os seus iPhones. Contudo, o preço destes smartphones iOS voltará a subir no mercado indiano.
Entre as razões citadas encontra-se o reforço da perceção da Apple como empresa e marca de luxo.
Por conseguinte, importa atentar nas razões que levarão a tal alteração. Assim, em primeiro lugar importa frisar que a Índia é o 2.º maior mercado mundial de smartphones, ao nível de volume de vendas. Além disso, é também um dos poucos mercados mundiais que (ainda) não apresenta sinais de saturação ou abrandamento.
A importância deste mercado nos desígnios da Apple e do seu iPhone
Afirmando-se a Apple como empresa de luxo, após ter sido ultrapassada pela Huawei, ao nível de volume de vendas em 2018, a marca procura assim novas formas de aumentar a sua quota de mercado. Entretanto, vemos também um mercado mais ávido do que nunca por dispositivos caros. Até a Xiaomi já se apercebeu deste facto.
Conforme esta contextualização, começamos a entender as razões subjacentes a esta decisão. Assim, tal como aponta o EconomicTimes, a medida acaba por estar imbuída de lógica. Ainda que uma das maiores parceiras de construção da Apple esteja a criar uma nova linha e montagem nesse país, o preço de venda vai aumentar.
Mais concretamente, a Wistron, fabricante que recebeu autorização para construir uma linha de montagem na Índia. Algo que permitirá à empresa contornar a forte carga fiscal para empresas que não criem postos de trabalho naquele país e que se limitem a importar produtos. Algo que poderá baixar o preço dos iPhones.
Os smartphones iOS são um produto de luxo
Portanto, se a Apple contornará a carga fiscal imposta aos produtos importados, ao passar a produzir no próprio país vários componentes, porque é que o preço vai aumentar? Bem, em vez de tornar os smartphones iOS mais acessíveis ao público, a Apple vai fazer exatamente o contrário.
De acordo com três executivos de alto nível na Apple, a gigante tecnológica vai implementar uma nova estratégia na Índia com o intuito de vincar claramente o seu propósito premium e conotação com o segmento de luxo. Por outras palavras, os iPhones serão, mais do que nunca, um sonho de consumo e objeto de cobiça.
O fator explicitado foi a exclusividade e luxo associado a um iPhone. Por outras palavras, um modo de vida associado à utilização, fruição e posse de um dos vários smartphones iOS. Uma tendência que não passou despercebida aos executivos da Apple, refletindo a realidade do mercado indiano.
Assim, o iPhone é e continuará a ser um objeto de luxo. Uma comodidade seleta e apenas ao alcance de alguns que, ao ter um destes dispositivos iOS, pertencem a uma posição mais confortável e privilegiada da sociedade daquele populoso país.
Em suma, o iPhone será mais caro e a Apple sabe que isso o tornará ainda mais apetecível.