…o equivalente a um PIB português
A concorrência no segmento dos dispositivos móveis é cada vez mais e mais forte. A gigante Apple, empresa mais valiosa na área da tecnologia, tem sentido de perto os efeitos dos mercados financeiros e também da concorrência e desde Setembro que já perdeu cerca de 34 %, o que corresponde a um PIB (Produto Interno Bruto) português ou seja 227 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 170 mil milhões de euros.
Mas a que se deve a desvalorização da empresa?
Em Setembro de 2012 a gigante Apple valia mais de três vezes toda a economia Portuguesa mas, tendo base base os dados desta quinta-feira da Wall Street, as acçoes da gigante da tecnologia perderam cerca de 10% do seu valor, atingindo um mínimo de apenas 455 dólares/acção. Tal penalização deve-se em parte aos valores de vendas não atingidos pela Apple no ultimo trimestre do ano, ou seja a Apple vendeu menos 48 milhões de iPhones (mais 29% que em período homologo) e os analistas esperavam que a empresa atingisse vendas na ordem dos 50 milhões.
Problemas de liderança? Problemas de concorrência? Será que a Apple tem de fazer algo inovador na área do Software? Quais os planos para o futuro….são algumas das questões que se levantam.
Por outro lado, a Apple também desiludiu os analistas por apenas ter crescido cerca de 17% (para 54 mil milhões de dólares), que apesar de ter sido o melhor resultado da empresa até ao momento, o mercado esperava bem mais.
Segundo os analistas, o problema está no que será a Apple no futuro, ou seja, quais os planos e que novos e inovadores equipamentos irá colocar no mercado para continuar forte e isolada na liderança. O receio por parte dos analistas é que a empresa venha a perder terreno para o Android e para a sua principal rival, a Samsung, que tem colocado no mercado uma variedade de equipamentos, para os mais diversos segmentos da sociedade e que de certa forma têm atraído os consumidores.
Sabe-se também que as vendas de computadores Mac foram reduzidas de 5,2 para 4,1 milhões. Mesmo assim, Ainda assim, a Apple voltou a fazer história, uma vez que vendeu cerca de 22,9 milhões de iPads, valor acima das estimativas dos analistas que era de 22,4 milhões de unidades.
A assustar os investidores da Apple, está também a concorrência proveniente das empresas da China que oferecem actualmente smartphones mais baratos e com interessantes características [via TVI].
Consideram que a desvalorização da Apple se deve à própria empresa ou à forte concorrência? Que estratégias deveriam ser seguidas