No WWDC deste ano a Apple trouxe muitas novidades. Mostrou as novas versões dos seus sistemas operativos e o que vai surgir nos próximos meses. Em destaque esteve o iOS 13 e todas as novidades que vão surgir.
Muitas delas foram apresentadas como algo único, como é normal na Apple. A verdade é que algumas estão já no Android e algumas há alguns anos.
O desenvolvimento dos sistemas operativos seguem uma linha que muitas vezes acaba por ser similar em todas as propostas. Há sempre um fator de novidade, mas acaba por ser repetido e adaptado pela concorrência.
O iOS 13 tem alguns desses casos, em que a novidade é, na verdade, uma repetição do que já conhecemos. Vamos ver 7 novidades apresentadas no iOS 13 que já andam no Android há algum tempo.
Modo escuro
O primeiro é o modo escuro. Ainda nenhum dos sistemas está a 100% com esta novidade, mas a Google tem já a grande maioria das suas apps com esta oferta. Espera-se que o Android Q seja o grande impulsionador, mas encontramos já no Android Pie muito do que será realidade.
Quanto ao iOS, apenas nesta versão 13 surgem as primeiras propostas. Resta saber qual é lançado primeiro, mas o Android aqui leva já uma vantagem.
Escrita deslizante no teclado
A Apple tem feito muito bom trabalho no seu teclado. Mais que isso, abriu o iOS a teclados de terceiros, algo que não se esperava. Mas ao apresentar a escrita deslizante no iOS, a Apple parece recuperar 10 anos.
Todos conhecem esta funcionalidade no teclado do Android há mais de 10 anos. Mais ainda, desde 2002 que o teclado Swype tem esta função nativa e muito útil.
Rodar vídeos dentro do iOS
A cada nova versão do iOS, a Apple melhora também a app de fotografias e as suas funcionalidades. Este ano não foi diferente, indo a empresa mais longe. Desta vez foi anunciado que passa a ser possível rodar um vídeo, diretamente no iPhone.
É sem qualquer dúvida uma melhoria, mas a que os utilizadores do Android já acediam, através da app Google Photos. Claro que existem também muitas mais possibilidades nas apps dos próprios fabricantes.
Imagens destacadas e memórias
Continuando no campo da fotografia, a Apple tem melhorias no iOS 13. Agora a apresentação pode ser feita ordenada por dias, meses e até anos. Esta é mais intuitiva para o utilizador.
Os utilizadores do Android vão com certeza reconhecer a inspiração desta novidade. Pode ser encontrada no Google Photos e até com mais funcionalidades. A IA da Google consegue criar montagens, filmes e muito mais. Há também alguns fabricantes, como a própria Huawei que já apresenta uma app nativa capaz de o fazer, sem tanta perspicácia, é certo. Mas que está disponível há já algum tempo também.
Look Around e outras novidades do Apple Maps
No que toca aos mapas, a Apple tem conseguido crescer. Está cada vez melhor e os problemas iniciais são já passado. Na apresentação surgiram excelentes novidades, que provam o trabalho feito.
Mas a verdade é que mesmo com estas melhorias o Apple Maps está ainda longe do Google Maps. Este serviço tem já 12 anos de imagens e está presente em (quase) todo o globo.
Lembretes inteligentes
A app de lembretes do iOS foi totalmente reescrita e está agora com muitas novidades. Muitos olham para essa app e conseguem ver as semelhanças óbvias com o Google Keep. Este não é nativo, mas é considerado um dos melhores.
A Apple mostrou as listas inteligentes, algo que já existe no Google Keep, e também os lembretes por local e data/hora, outra funcionalidade que o Keep tem nativa há algum tempo.
Assistente com voz “neural”
Por fim, para melhorar a Siri, a Apple mostrou as novidades no campo do text‑to‑speech. Este é agora mais fluído e natural, como se esperaria, sendo quase impossível distinguir de uma voz natural.
Claro que para a Google este é um campo onde empresa tem mostrado uma evolução acima do que seria esperado. As provas foram dadas e o Assistente da Google já faz uso de todas essas melhorias há algum tempo.
Como podem ver, as muitas novidades do iOS 13 na verdade estão já maduras no Android, onde existem há algum tempo. A Apple voltou a reinventar o que o mercado já em e mostrá-lo como algo novo. Este é um processo que tem feito repetidamente (em 2017 e 2018), mas que tem funcionado a seu favor.