Pplware

5 dicas para aumentar a vida da bateria do seu iPhone

O iOS 11 foi dos mais aperfeiçoados e corrigidos sistemas operativos que a Apple lançou nos “tempos modernos”. Esta versão trouxe muitas novidades, permitiu uma ligação maior entre os vários dispositivos Apple, unificou serviços e melhorou os consumos de bateria nos dispositivos mais antigos. Foi aquele que equipou o iPhone X, um iPhone disruptivo de tudo o que a Apple alguma vez colocou no mercado dos smartphones.

Alguns equipamentos mais antigos ficaram mais lentos. Uns chamam de obsolescência programada, outros encaram como a naturalidade da evolução tecnológica. Porque o iOS permite fazer alguns ajustes, com melhorias de performance, hoje trazemos 5 dicas que o vão ajudar.

 

A Apple lançou o iOS 11 há quase um ano e este trouxe alterações estruturais importantes na vida dos dispositivos Apple. Não foi só no iPhone, foi também no iPad, na Apple TV, foi no Apple Watch, HomePod… entre outros gadgets envolvidos neste ecossistema. A verdade é que este iOS já corre em mais de 76% dos dispositivos.

Não podemos deixar de frisar que nos dispositivos mais antigos, visto que o iPhone 5S de 2013 ainda é suportado por esta versão do iOS, nota-se um desempenho menor, embora que “ainda é aceitável”. Quem pagou na altura por um iPhone ainda hoje tem o mais recente sistema operativo com as dedicadas funcionalidades de segurança a correr. No entanto não deixa de estar lento.

Assim, vamos deixar 5 dicas que poderão ajudar a afinar o funcionamento do iOS e trazer mais tempo de vida à bateria, assim como ajudar na utilização das funcionalidades correntes.

 

1. Diminua o brilho do ecrã

Não tenha a menor dúvida que o ecrã é um dos componentes que mais consome energia. Assim, quanto mais forte estiver o brilho do ecrã, mais energia será consumida. A nossa sugestão é que mantenha o brilho ligeiramente abaixo dos 50%, verá que não terá dificuldade em visualizar os conteúdos e este terá um consumo muito menor de energia

Poderá fazer esse ajuste puxando no fundo do ecrã a Central de controlo ou então indo a Definições > Ecrã e Brilho. Depois ajusta no slide a luminosidade.

 

2. Desligue a Atualização em segundo plano

Verdade que dá um certo jeito abrir uma app e esta ter o conteúdo atualizado, mas também não perdemos muito tempo se clicarmos em actualizar ou iniciarmos a app de novo. Até porque se tiver 20 aplicações em segundo plano, irá gastar dados e energia e poderá nem necessitar tão cedo das apps em segundo plano. Então desligue esta funcionalidade se precisa de salvaguardar a autonomia da bateria.

Para isso vá a Definições > Geral > Atualizar em segundo plano e, lá dentro, ou desligue uma a uma, podendo manter uma que seja aquela mais que tudo, ou desligue logo tudo na opção acima de tudo. Assunto arrumado.

 

3. Desligue o Levantar para reativar

Esta opção apareceu no iOS 10, trouxe um estilo mais “mordomo”, sempre atento às ordens. Claro que isso tem um custo, mais não seja sai-lhe da bateria.

Não vemos uma necessidade preeminente para ter este recurso ativo e o mesmo tira uns grãos de energia a cada vez que liga o ecrã do iPhone. Então e se o desligássemos?

Vamos lá então: Definições > Ecrã e brilho > Levantar para reativar… desligue o slide e pronto. Agora acorda quando o utilizador quiser e clicar no botão principal, até ao iPhone 8 e iPhone 8 Plus e no iPhone X dá um toque em cima do ecrã.

 

4. Desligue Serviços de Localização

Acha que não gasta? Gasta pois, o seu smartphone está sempre a localizar a sua posição geográfica para fornecer essa informação a muitas aplicações que dela necessitam. Claro que se desligar, a antena GPS que se liga alguns segundos não vai ganhar dias de autonomia, claro que não, mas sabe aquela máxima do “grão a grão”? Pois é, aplica-se aqui também.

Assim, vá a Definições > Privacidade > Serviços de localização. Aqui dentro verifique quais são as aplicações que estão marcadas como Sempre. Isto quer dizer que esta app em causa está SEMPRE a usar o GPS e outros serviços que ajudam a obter informações de localização.

 

5. Use o Modo de Baixo consumo

No modo de baixo consumo, o consumo de energia é temporariamente reduzido até poder carregar o iPhone. Quando está ativa esta opção, as funcionalidades tipo “E aí Siri”, a obtenção de mail automático, a atualização de aplicações em segundo plano, as descargas automáticas e alguns efeitos visuais são reduzidos ou desligados.

Esta ação irá ajudar a manter ativa a sua bateria por um bom período de tempo extra. Para ativar esta opção vá a Definições > Bateria > Modo de baixo consumo. Ative esta opção e veja igualmente as informações sobre quais são as aplicações e serviços que nas últimas 24 horas e nos últimos 7 dias mais consumiram energia… vai ficar surpreendido!

 

Dica extra…

Deixe o iPhone com o ecrã virado para baixo

Há muito tempo deixamos esta novidade e ainda hoje muitas pessoas desconhecem. Então tire partido da tecnologia que permite desligar as notificações no ecrã quando este está virado para baixo.

Poderá não ter essa perceção, mas atualmente tudo o que é aplicação solicita que lhe seja permitido notificar a sua atividade no ecrã do iPhone e iPad. Isso gasta, mas gasta muito, somado teremos horas do ecrã ligado só a notificar.

Quando tem o iPhone pousado em cima da mesa, durante a noite ou quando simplesmente não o está a usar, vire-o de ecrã para baixo (com o cuidado necessário para não o riscar) e irá desligar as notificações a aparecer no ecrã. Quando o virar verá tudo lá e sem gastar energia a acordar o ecrã.

 

Em resumo…

Com estas dicas, seguramente, irá notar um incremento na sua bateria e na disponibilidade de utilização ao longo dos dias. Claro que vai aqui ter de fazer um compromisso: perder algumas funcionalidades em troca de maior desempenho disponibilidade da bateria. Quando mais antigo for o equipamento, mais esse compromisso aperta. O bem que tem é que o seu iPhone vai durar mais tempo em utilização, ao contrario de grande parte de outros dispositivos.

E recorde, se encontrar alguns problemas no processo de actualização para o iOS 14, tais como iPhone/iPad pendurado no logo, iPhone/iPad com desgaste de bateria, iPhone/iPad pendurado, etc pode sempre tentar o Anyfix para se livrar desses problemas. O Anyfix foi programado para corrigir mais de 100+ problemas do sistema iOS e também oferece uma funcionalidade de downgrade iOS em apenas um clique, caso não goste da nova versão do iOS.

 

Leia também:

Exit mobile version