Os MacBooks trazem um Trackpad multi-toque que permite várias acções dentro do ambiente do Mac OS X mas muitas vezes os utilizadores menosprezam essas capacidades do Trackpad. Por exemplo, alguns utilizadores não utilizam de forma intensiva o clique direito, alguns até desconhecem que tal é possível num Mac OS.
Além de tal acção ser possível, pode ainda ser realizadas de várias formas. Hoje vamos deixar 4 sugestões para recorrer ao clique direito do “rato”, neste caso, do Trackpad.
Pessoalmente sou um “rato-ó-dependente”. O meu Magic Mouse é uma extensão da minha mão, vive colado aos meus dedos, mas, quando não o tenho, principalmente em viagem, é necessário recorrer ao Trackpad que torna o trabalho mais complicado. Por isso minha tendência é, a cada utilização, optimizar os atalhos e os cliques para não perder tempo. Em tempos andei a ler algumas sugestões sobre a utilização do Trackpad e hoje deixo-vos aqui um resumo das que acabei por adoptar.
1. Clicar com dois dedos em simultâneo no Trackpad
Este é o toque reconhecido pelo Trackpad para accionar o menu de contexto, o tal “clique direito do rato”. É a forma directa de chamar este menu. Não será o mais cómodo, na minha opinião, mas é o que a Apple concebeu para accionar através do clique de dois dedos em conjunto.
2. Usar os dedos Indicador, Médio e Polegar
Esta será a forma mais simples para se chamar o menu de contexto. Se colocarmos estes três dedos e fizermos um clique será evocado o menu de contexto e como temos o dedo indicador no Trackpad é só deslizar e escolher a opção do menu de contexto. Simples para trabalhar.
3. Atribuir o canto inferior direito ou inferior esquerdo
Se não estiver à vontade com estes gestos, pode parametrizar uma área do Trackpad. Como é uma área multi-toque e multi-funcional, a Apple potenciou o sistema operativo para atribuir a uma determinada área a capacidade de funcionar como “botão direito do rato”.
Para isso vá à maçã, Preferências de Sistema e na secção Hardware escolha a opção Trackpad. Dentro seleccione o separador Tocar e clicar. Agora na segunda opção, Clique secundário, escolha a opção que melhor se adaptar ao seu fluxo de trabalho. Ou coloca o Clique no canto inferior direito ou o Clique no canto inferior esquerdo, conforme pode ver na imagem em baixo.
4. Clique no trackpad, mantendo pressionada a tecla Control
Esta última opção requer as duas mãos, se quiser envolver a sua mão nesta função, que muitas vezes até se torna mais segura, coloque um dedo na tecla Control e outro clicar no trackpad e, desta forma tem mais espaço e precisão para usar o menu de contexto.
E pronto, estas são 4 formas rápidas de usar o “botão direito do rato” mas no Trackpad do seu MacBook. É simples configurar o que lhe dá mais jeito e o mais rápido, tanto a trabalhar como nas suas várias formas de lazer.