Pplware

Vodafone Smart Router – Mude o nome da rede Wi-Fi

Depois da Vodafone nos ter disponibilizado o seu Smart Router e de o termos apresentado, muitos foram os pedidos para ensinarmos a configurar e tirar proveito deste router. É o que vamos fazer em vários artigos dedicados.

Hoje vamos começar por algo tão elementar como mudar o nome da sua rede Wi-Fi… afinal, poucos são os que “batizam” a sua rede.

Este router, segundo as informações da operadora, vem equipado com tecnologia Wi-Fi 11ac (AC1300) que permite obter velocidades 4x superiores, comparativamente a outros routers do mercado. Além disso, o equipamento permite configurar uma rede nos 2.4Ghz e outra nos 5Ghz (avançada).

Mas não é tudo, além destas, este router permite configurar uma Rede Guest Wi-Fi, rede que poderá parametrizar para dar aos seus convidados um acesso à Internet, mas com especificações particulares.

 

Como mudar o nome da minha rede Wi-Fi

Vamos então, passo a passo, deixar o caminho que deve percorrer para personalizar o nome da sua rede e assim não ficar praticamente igual a dezenas que existem à sua volta.

 

1º Passo – Acesso à Área de Configuração do router

Abra o seu browser e escreva na barra de endereços o seguinte endereço: http://192.168.1.1

Deverão ser solicitadas as credenciais para entrar no seu router na área de administração.

O Nome de utilizador e a palavra-passe são iguais: Vodafone

Depois de clicar no botão Iniciar sessão, vamos “para dentro” do router.

 

2º Passo – Entrar na Configuração de rede local

Iniciamos a configuração inicial e vamos saltar o menu que se abriu do lado esquerdo. Clique onde diz Configuração avançada.

Nesse menu, o utilizador irá encontrar praticamente tudo o que precisa para renomear as suas redes Wi-Fi.

Pode ativar ou desactivar a difusão do SSID (o tal nome que pode dar à sua rede), ativar o WMM (também conhecido como Wi-Fi Multimedia), definir a segurança (modo de autenticação, modo de encriptação e palavra passe, etc…) e mais alguns parâmetros que são simples de perceber.

 

3º Passo – Configurar as redes

Se reparar na imagem em cima, verá que no lado esquerdo, no menu, existem os vários sub menus com:

Como podemos ver na imagem seguinte, há dois campos importantes a preencher.

Todas as outras funcionalidades vêm já predefinidas e não deverá alterar, são as que fornecem melhor segurança (visto as restantes estarem relacionadas com a segurança). Depois de colocar o nome da sua rede Wi-Fi e de colocar a palavra-passe de acesso à rede, clique no botão Aplicar.

4º Passo – Configuração de WPS

Como podemos ver na descrição existe no próprio dispositivo a funcionalidade WPS que permite ligar facilmente dispositivos sem fios, sem a necessidade de aceder às configurações, com o gateway residencial através de canal encriptado.

Aqui não necessita de alterar nada a não ser que queira atribuir esta função apenas a uma das redes que criou (2.4G ou 5G) ou criar um Pin para quando estiver a emparelhar um dispositivo de rede com este router colocar, este ter o PIN de segurança. Caso contrário, não ative.

 

5º passo – Guest Wi-Fi

Sim, os seus amigos não precisam de ter a pass da sua rede Wi-Fi. O normal é as pessoas pedirem a chave da rede Wi-Fi e ficarem com ela para “sempre”. Contudo, se um dia na sua rede, dentro da sua casa, tiver pastas partilhadas e sem palavra-passe de acesso, qualquer pessoa com acesso a esta rede poderá ver o que está a partilhar nessas pastas… e até podem “comandar” a vossa box.

Por isso, crie uma rede só para convidados.

Neste separador, como mostra a imagem em cima, poderá colocar disponíveis as duas frequências da rede Wi-Fi, criar um nome que seja facilmente identificativo que é para convidados e coloque uma palavra-passe mais simples e diferente da que usa na rede principal.

Se reparar com atenção verá que este separador permite mesmo limitar o tempo em que os seus convidados estão ligados à sua rede. Pode limitar a largura de banda que estes podem usar e pode esconder o nome da rede, obrigando os seus amigos (clientes em caso de estabelecimento) a introduzir o SSID manualmente. Acabe sempre as alterações clicando no botão Aplicar.

Introduzimos aqui a componente “cliente” porque há já estabelecimentos com este router e poderão parametrizar esta rede para esses mesmos clientes. Fica a dica.

 

Leia também:

 

Exit mobile version