Pplware

Análise: Smart Rope, a melhor tecnologia para… saltar à corda

Quando se fala em saltar à corda a primeira lembrança recai sobre as brincadeiras de infância na rua com os amigos, utilizando uma corda, a maioria das vezes, improvisada. Mas estamos na era do fitness e da tecnologia… os saltos à corda já vão além de uma brincadeira.

Depois de alguns saltos, hoje trazemos-lhe a análise à Smart Rope da Tangram, uma corda que conta os saltos sozinha e envia essa contagem para uma aplicação Android ou iOS, que faz toda a gestão desses dados.

A Smart Rope surgiu numa campanha de crowdfunding há cerca de 2 anos pela Tangram e, desde então, os saltos nunca mais pararam de contar. A ideia base deste gadget é a de uma corda simples para saltar, mas onde foi incluída tecnologia que faz dela uma corda inteligente.

 

Conteúdo da caixa

 

Especificações gerais

 

 

Construção e design

A Smart Rope é composta por duas partes essenciais, os punhos e a banda de LEDs. Os punhos são em metal e ambos têm uma extremidade rotativa, ligada à corda, com um ângulo de 45º para uma melhor e mais eficiente rotação. Um dos punhos inclui o botão de ligar e desligar, a porta microUSB para carregamento, a bateria e os sensores para contar as voltas que a corda dá e, consequentemente, os seus saltos.

A corda em si é feita de um plástico maleável onde, a meio, está integrada a banda de 23 LEDs brancos. Esta banda de LEDs vai apresentando o número de saltos que já fez, sendo capaz de apresentar 4 dígitos.

 

A tecnologia necessária para saltar à corda

Tal como já referido, um dos punhos da Smart Rope inclui toda a tecnologia necessária para a monitorização dos saltos.

A bateria permite uma utilização até 36 horas, o que dará perfeitamente para um treino intenso durante mais de um mês. Esta bateria é recarregável, demorando cerca de 2 horas a carregar na totalidade, através de uma ligação USB.

Para que haja uma contagem dos saltos, a Smart Rope conta com um conjunto de sensores (giroscópio e acelerómetro) que detectam rotações completas de 360º da corda, permitindo assim um nível de precisão muito grande na contagem, tal como pudemos comprovar através dos nossos testes.

Há que referir que ainda inclui Bluetooth 4.0 LE para comunicação bi-direccional com smartphone.

 

A contagem mostrada pelos LEDs

Os LEDs existentes na corda têm como objectivo ir mostrando o número de saltos que o utilizador está a fazer, em tempo real. Ou seja, ao saltar, a banda LED vai mostrar um conjunto de LEDs que, com a velocidade sincronizada com a activação de cada LED, será perceptível o número correspondente aos saltos.

À luz do dia esta contagem não é visível e em ambiente de luz controlada percebemos que a contagem nem sempre surge à frente dos nossos olhos, dependendo da rotação dos punhos.

A ideia é interessante mas ainda terá que evoluir. Segundo a Tangram, há ainda a intenção de incluir neste painel a possibilidade de mostrar as calorias queimadas e outras informações relevantes.

 

A aplicação móvel – Smart Gym

A Smart Gym, disponível para iOS e Android, é a aplicação de suporte à corda inteligente. Além de receber a informação da contagem de passos da corda, ainda permite fazer um plano de treinos e definir objectivos diários.

Tal como noutras aplicações dedicadas ao exercício físico, também tenta estimular o utilizador a conseguir ser cada vez melhor através de prémios e através da competição com outros utilizadores.

Homepage: Smart Gym
Preço: Gratuito

 

Veredicto

Não há dúvidas de que a tecnologia e as aplicações móveis colocaram muita gente a fazer exercício físico nos últimos anos e a Smart Rope apresenta-se neste mercado tão recheado com mais um excelente conceito.

Para quem gosta de manter todas as actividades monitorizadas, ter uma corda que conta os saltos, que mantém a informação toda registada numa aplicação e que ainda o ajuda a superar objectivos de treino, poderá ser uma grande ajuda.

A questão dos LEDs ainda necessita de ser melhorada, mas toda a restante tecnologia cumpre perfeitamente com o objectivo.

Há que ter em atenção que, sendo de plástico, ao friccionar em alguns terrenos a corda pode degradar-se mais rapidamente. Na nossa utilização foi possível notar que num pavimento em cimento a corda ficou com algumas mazelas, ao contrário dos saltos na relva.

Preço e disponibilidade

A Smart Rope poderá ser adquirida pelo preço aproximado de 99,99€, aqui.

Exit mobile version