E a Apple, Facebook e Twitter nem sequer fazem parte desta lista!
A Fortune no início de cada ano lança uma lista das 100 melhores empresas para se trabalhar no novo ano, nos Estados Unidos. A lista deste ano conta com a Google no primeiro lugar do pódio, sendo esta uma das poucas empresas ligadas às novas tecnologias, daquelas a que mais estamos acostumados a ouvir falar, com lugar neste Top.
O sonho de qualquer pessoa é trabalhar na melhor empresa, naquela que tem mais notoriedade, que paga os melhores salários, que mais lucros consegue e que maior reconhecimento dê ao esforço e trabalho dos seus trabalhadores. E se há uns anos, pouca diferença fazia divulgar quais as melhores empresas americanas para se trabalhar, hoje em dia, em que as fronteiras são cada vez mais esbatidas, saber o que o mundo tem para oferecer pode ser uma vantagem.
Além disso, é interessante perceber que algumas das empresas mais badaladas neste mundo tecnológico não são assim tão atractivas para se trabalhar, pelo menos na visão da Fortune, como aquilo que se pensava.
No pódio deste Top, a Furtune colocou a Google, a SAS e a The Boston Consulting Group.
A Google, que dispensa apresentações, foi eleita a número 1 do Top e, segundo a Fortune, foi o aumento do valor das acções durante 2013 em $1000, a recompensa que dá aos funcionários voluntários e os projectos comunitários que desenvolve que a colocam neste lugar, que detém há já 5 anos.
A SAS, Statistical Analysis System, desenvolve software de estatística e é pioneira em Business Intelligence, este ano contou com uma receita anual de 2.870 milhões de dólares. O segundo lugar deve-se essencialmente à oferta de aos seus funcionário e respectiva família um sistema de saúde composto por 53 profissionais de Saúde. Este é um factor de extrema importância num país em o sistema de saúde vive essencialmente dos seguros de saúde, que tendem a excluir uma boa parte da população norte-americana.
O terceiro lugar foi dado à The Boston Consulting Group (BCG) como uma das melhores empresas para se trabalhar nos EUA. Com 50 anos, a empresa de consultoria de gestão é líder mundial em estratégia de gestão. A empresa conta com uma oferta de emprego crescente, 10,7% no último ano, contando com 2 552 colaboradores.
Além da Google e da SAS, as empresas tecnológicas que constam do Top são as seguintes:
-
1 – Google
2 – SAS
7 – Salesforce.com
8 – Intuit
29 – Rackspace Hosting
32 – Qualcomm
55 – Cisco
70 – Autodesk
83 – Adobe Systems
84 – Intel
86 – Microsoft
98 – Hitachi
Causa alguma estranheza olhar para esta lista e ver empresas como a Microsoft no final da tabela, em 86º lugar, e nem sequer encontrar a Apple ou o Facebook, quando outros top lhe dão um lugar de mais destaque.
De referir, que estas 100 empresas estão a recrutar novos colaboradores e têm neste momento 114 113 ofertas de emprego.