Pplware

Análise TomTom VIO – O GPS para scooters

A TomTom apresentou no Verão um novo gadget de navegação para scooters: o TomTom VIOEste GPS funciona como um segundo ecrã para a sua viagem, com vista rápida de navegação, fuga ao trânsito e identificação de chamadas no ecrã.

Depois de apresentarmos aqui o unboxing, chegou o momento de lerem a nossa análise a este interessante equipamento.

Concebido para scooters, controlado pelo seu smartphone… é assim o novo GPS da TomTom. O TomTom VIO pode ser personalizado para a scooter de modo a condizer com o seu estilo.

Vem com mapas vitalícios para a Europa, apresenta percursos alternativos para fugir ao trânsito, inclui informações sobre radares e até apresenta informações de quem nos está a ligar… tudo num pequeno em e robusto ecrã à prova de água.

Unboxing ao Tom Tom VIO

Vamos começar…

Depois da afixação do TomTom VIO na scooter, é necessário preparar o smartphone para que este comunique com o equipamento, de forma a passar todas as informações. Para começar temos que fazer a instalação da aplicação, disponível actualmente para Android e iOS.

Na primeira configuração é solicitado ao utilizador que escolha um mapa para utilizar. No nosso caso escolhemos o mapa da Europa Ocidental.

Após o download dos mapas o utilizador deve ainda aceder às Definições, de forma a personalizar a interface do sistema. Como podemos ver pela imagem seguinte, o utilizador pode escolher o tema de cores que mais gosta.

Ainda dentro da app para smartphone, necessitamos de fazer login com uma conta TomTom para que tudo fique funcional e para que receba também todas as actualizações. Pode criar uma conta ou então usar uma conta existente. No que diz respeito ainda às Definições, a aplicação permite um vasto conjunto de ajustes que podem melhorar a experiência de utilização. Destacamos as seguintes funcionalidades:

Tal como um GPS tradicional, é possível guardar na aplicação os nossos locais favoritos, navegar para um local recente, entre outras opções.

Na hora de navegarmos com o nosso TomTom Vio, destaque para a interface que é muito intuitiva. Para o teste da aplicação conduzimos (de casa) até ao Instituto Politécnico da Guarda. Durante a viagem são apresentadas informações sobre o percurso e o condutor pode interagir com o GPS, mesmo estando a usar luvas.

Depois de escolhermos o nosso percurso, é possível ainda fazer alguns ajustes estando disponíveis as opções apresentadas na imagem seguinte.

Em relação às notificações de chamadas, estas apenas ficam visíveis durante alguns segundos para não perturbar a condução. Ouça e fale em chamadas utilizando o sistema de áudio de capacete por Bluetooth.

Com o TomTom VIO diga adeus às confusões com o seu telefone. Através da app pode transmitir informações de viagem para o ecrã que é táctil. O smartphone pode ficar no bolso, deixando-lhe as mãos livres para conduzir com cuidado. Basta olhar brevemente para o ecrã para obter todas as informações de que precisa para encontrar o caminho.

O TomTom VIO foi concebido para funcionar melhor numa scooter com uma cilindrada superior a 125cc. Este equipamento está à venda por  169,00 €.

Agradecimento ao Mário Baltazar pela disponibilização da scooter.

TomTom VIO

Exit mobile version