Pplware

Análise: Sony WH-1000XM3, o melhor cancelamento de ruído da atualidade

O mercado dos auscultadores, apesar de estar numa aparente estagnação, ainda sofre consideráveis evoluções e são constantemente aplicadas tecnologias inovadoras aos novos modelos lançados no mercado.

A oferta no segmento topo de gama para o mercado doméstico da Sony são os auscultadores Sony WH-1000XM3 que têm as tecnologias mais recentes e uns atributos que destacam este produto da concorrência!


Os modelos topos de gama da atualidade, destinados ao mercado doméstico, destacam-se por ter cancelamento de ruído e outras tecnologias inteligentes de modo a proporcionarem uma experiência mais completa e intuitiva ao utilizador. Os Sony WH-1000XM3 não são exceção, ao ser essa uma das funcionalidades mais marcantes destes auscultadores.

Não obstante, as capacidades dos Sony WH-1000XM3 não se cingem ao evoluído cancelamento de ruído. Conectividade Bluetooth 4.2 e NFC garantem que o utilizador use os auscultadores de forma que mais for conveniente. Para além disso, conta com um cabo amovível de 1,2 m que lhe concede ainda melhor qualidade de som.

O facto de serem fechados e circum-aurais tornam estes headphones extremamente cómodos e confortáveis de usar, tanto para o utilizador como para os que o rodeiam.

Na caixa

Design e conforto

Os auscultadores Sony WH-1000XM3 apresentam um design algo industrial, com arestas vincadas e contornos bem pronunciados. Acima de tudo, têm uma concepção funcional que lhes permite oferecer ao utilizador uma experiência completa.

Apesar de serem construídos em plástico, apresentam uma qualidade bastante sólida. No auscultador esquerdo encontram-se os botões de Power e NC/Ambiente, para além da entrada jack 3,5 mm. No auscultador direito localiza-se a porta USB-C usada para carregar o equipamento. Nota positiva para a adoção do USB-C, que indica ser o futuro da indústria.

Ao nível do conforto, o facto de serem circum-aurais e fechados faz com que sejam bastante confortáveis. As almofadas são bastante suaves e isolam bastante bem sons exteriores. Apesar de pesarem 255 g, tal não se faz sentir com muita evidência, é possível usar os Sony WH-1000XM3 durante longas horas sem sentir incómodo. Não são os auscultadores mais confortáveis do mercado, mas tendo em conta que incorporam uma bateria no seu interior, merecem uma menção positiva neste parâmetro.

Qualidade de som

Ao nível da qualidade do som – que, apesar de tudo, continua a ser o parâmetro mais importante nuns auscultadores – os Sony WH-1000XM3 apresentam várias nuances. São dinâmicos com um diafragma de 40 mm, o padrão mais comum no mercado.

Conectados via Bluetooth, apresentam uma resposta de frequência de 20 Hz – 20.000 Hz (ou 20 Hz – 40.000 Hz caso se faça uso da tecnologia LDAC). Caso a conexão ao dispositivo seja feita através do cabo, a resposta de frequência mantém-se estável nos 4 Hz – 40.000 Hz.

Se em termos teóricos as mudanças são evidentes, na prática não é tão percetível. A experiência auditiva quando conectado através de Bluetooth ou cabo é muito similar, notando-se apenas uma ligeira superior envolvência sonora no cabo face ao Bluetooth. Contudo, estas diferenças poderão não ser detetadas por “ouvidos menos treinados”.

Do ponto de vista sonoro nas diferentes modalidades em que se podem usar estes headphones, as diferenças mais notórias prendem-se quando se usam os Sony WH-1000XM3 conectados via cabo, mas com a variável de ter a unidade ligada ou não.

A impedância e sensibilidade, quando a unidade está ligada, aumentam para 47 ohm e 104,5 dB/mW, respetivamente. Com a unidade desligada ficam-se pelos 16 ohm e 101 dB/mW. Ora, do ponto de vista pragmático, quando se escuta música via cabo com a unidade ligada o som é bem mais límpido e cristalino do que se tiver os Sony WH-1000XM3 desligados. Isto deve-se especialmente devido ao processador HD QN1 que é um dos elementos-chave para a qualidade sonora deste equipamento.

Apesar de ambos os modos apresentarem uma qualidade realmente boa, com a unidade ligada conseguirá desfrutar da qualidade sonora em todo o seu esplendor, estando assim mais equilibrada com o preço do conjunto. Não obstante, no geral o som é muito equilibrado e nítido, com graves presentes e acutilantes, mas sem ofuscar o brilho dos médios e agudos.

Através da interface Bluetooth é igualmente possível realizar chamadas telefónicas fazendo uso do microfone integrado. A qualidade das chamadas é razoável e o alcance do Bluetooth está dentro dos padrões estipulados.

Cancelamento de ruído

O principal atributo destes auscultadores prende-se na sua capacidade de cancelamento de ruído, e a Sony realizou um excelente trabalho neste âmbito.

Os Sony WH-1000XM3 recorrem ao processador de cancelamento de ruído HD QN1. Para além disso, ao ter um perfil de otimização do cancelamento ajustado ao próprio utilizador – analisando características sónicas relacionadas com o tamanho da cabeça, os óculos e o cabelo – e até mesmo à pressão atmosférica, revelam-se o melhor equipamento do mercado no que ao cancelamento de ruído diz respeito.

Na prática, o ruído é completamente eliminado. É possível, em ambientes particularmente ruidosos, usufruir de silêncio quase total com os Sony WH-1000XM3. Neste quesito a Sony cumpriu as expectativas lançadas aquando da apresentação dos auscultadores.

O que mais destaca os Sony WH-1000XM3?

Sony | Headphones Connect

Para acompanhar as funcionalidades dos headphones, a Sony disponibilizou uma aplicação onde o utilizador pode definir e ajustar diversos parâmetros.

Nesta aplicação o utilizador pode consultar algumas informações sobre a unidade, definir vários perfis de utilizador: ajustar o equalizador e vários ambientes pré-definidos, otimizar o cancelamento de ruído, controlar a posição do som, entre outras funcionalidades.

Touchpad

Os Sony WH-1000XM3 estão equipados com um painel tátil no auscultador do lado direito. É possível atender chamadas no modo mãos-livres, mudar de faixa, ajustar o volume e efetuar chamadas ao tocar ou deslizar pelo painel.

Ao tocar com a mão sobre este painel é iniciada a “Atenção Rápida” que reduz o volume do conteúdo que está a ouvir e amplifica o som ambiente de modo a poder escutar algo exterior.

Autonomia

A autonomia é também um dos pontos fortes dos Sony WH-1000XM3 que conseguem atingir cerca de 32 horas de reprodução de música com cancelamento de ruído ativo. Dependendo do perfil de utilização, isto poderá ser tranquilamente suficiente para mais de uma semana sem necessitar de carregar o dispositivo.

No que toca ao carregamento, este suporta carregamento rápido que carrega cinco horas de reprodução de música em apenas cinco minutos. Em modo normal, o carregamento completo é realizado em cerca de 3 horas e 15 minutos.

Veredicto

Os Sony WH-1000XM3 demonstraram ser um equipamento ao nível das exigências e expectativas colocadas nesta gama da Sony.

O cancelamento de ruído foi elevado a um novo patamar, colocando assim um novo padrão na indústria. Mesmo com esta capacidade, a qualidade sonora não foi beliscada, muito devido ao processador de cancelamento de ruído HD QN1.

O conforto não é excecional, mas tendo em conta que tem incorporadas as baterias e outros componentes necessários para as avançadas capacidades que proporciona, é compreensível que sejam um pouco mais pesados e maiores que o desejável. Mesmo assim, é possível usar os Sony WH-1000XM3 durante longos períodos de tempo sem qualquer incómodo.

A autonomia é outro dos pontos fortes deste equipamento, ao ultrapassar as 30 horas de reprodução de música com cancelamento de ruído ativo.

Os auscultadores Sony WH-1000XM3 têm um preço fixado em 380,00€, o que vai ao encontro da concorrência direta e é um preço que está ajustado tendo em conta toda a experiência que oferece.

O Pplware agradece à Sony a cedência dos auscultadores Sony WH-1000XM3 para análise.

Sony WH-1000XM3

Exit mobile version