Pplware

Análise: Samsung Galaxy Note7, produtividade pura

O Samsung Galaxy Note7 foi apresentado no início de Agosto e teve um lançamento muito conturbado devido aos problemas de bateria que provocaram a explosão de alguns equipamentos. Agora, com os problemas resolvidos, o Samsung Galaxy Note7 já foi alvo de análise aqui no Pplware.

Conheça o Note7 em pormenor.

Há muito que era aguardado um novo Samsung Galaxy Note no mercado e isso reflectiu-se na grande procura inicial pelo Note7. No entanto, este lançamento ficou manchado pelo anúncio da recolha do mercado de todos os equipamentos devido a um problema relacionado as suas baterias que, felizmente, parece já estar solucionado.

Problemas à parte, a verdade é que a Samsung criou um novo equipamento bastante produtivo, com nova tecnologia de segurança integrada, com uma S Pen optimizada e uma câmara fotográfica de grande qualidade.

 

1 – Características Gerais

O Samsung Galaxy Note7 em análise vem com um processador Exynos 8890 Octa-core (4 x 2,3 GHz Mongoose e 4 x 1,6 GHz Cortex-A53), assinado pela própria Samsung, com 4 GB de RAM e 64 GB armazenamento interno, expansível até 256 GB através de microSD, com slot dedicado. Traz a versão Android 6.0.1 Marshmallow com interface proprietária, a TouchWiz UI.

O seu ecrã é um Super AMOLED de 5,7 polegadas, tal como os antecessores, com a super resolução Ultra HD de 1440 x 2560 píxeis (densidade aproximada de 518 ppp). Uma das particularidades deste ecrã é o facto de ser curvo, com as mesmas funcionalidades associadas ao ecrã curvo do Galaxy S7 Edge.

No meio da panóplia de sensores que a Samsung já nos habituou nos seus smartphones, eis que surge mais um que promete ainda mais segurança ao utilizador: o leitor de íris. A este junta-se o sensor de impressões digitais, o acelerómetro, o sensor de batimentos cardíacos, sensor do fluxo de oxigénio no sangue, entre outros.

As câmaras do Note7 são de 12 MP, com uma abertura de lente de f/1.7 e capacidade de gravação a 4K (a traseira), e de 5 MP com HDR automático (a frontal).

O Note7 está disponível em 4 cores, dourado, preto (modelo em análise), prata e azul. A caixa do novo Galaxy Note7 vem equipada com bastantes acessórios. Conheça todo o conteúdo através do seguinte vídeo.

Especificações completas: Samsung Galaxy Note7

  • Ecrã
    • 5,7″ Curvo Super AMOLED (1440 x 2560 píxeis), densidade ~518 ppp
    • Protecção Corning Gorilla Glass 5
  • Processador
    • Exynos 8890 octa-core, Quad-core 2,3 GHz Mongoose + quad-core 1,6 GHz Cortex-A53
    • GPU: Mali-T880 MP12
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema Operativo
    • Android 6.0.1 (Marshmallow) com interface TouchWiz UI (com futura actualização para Android 7.0)
  • Memória
    • 64 GB memória interna, 4 GB RAM
    • Micro SD até 256 GB
  • Câmara
    • Principal (traseira): 12MP, f/1.7, 26mm, com foco automático, estabilizador óptico de imagem e flash LED
    • Secundária (frontal): 5 MP, f/1.7, 22mm, com capacidade de gravação de vídeo a 1440p@30fps
  • Funcionalidades das câmaras
    • Captura dupla de imagem, Captura de vídeo e imagem em simultâneo, geo-referência, foco manual, detecção de rosto, HDR (High Dynamic Range), captura por gestos, câmara lenta, panorâmica, entre outras
  • Vídeo
    • Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), HDR, estabilizador de vídeo, gravação de vídeo em simultâneo
  • Sensores
    • Leitor de íris, Leitor de impressões digitais, frequência cardíaca, acelerómetro, bússola, sensor de proximidade, giroscópio e barómetro
  • Certificados
    • IP68 (resistente a água durante 30 minutos até 1,5 metros de profundidade e resistente a poeiras)
    • Samsung Pay (certificado Visa e Mastercard)
  • Dimensões e peso
    • 153,5 x 73,9 x 7,9 mm, 169 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
    • GPS com A-GPS, GLONASS, BDS
    • NFC, Bluetooth® 4.2 (A2DP, LE, apt-X)
    • USB: Tipo-C 1.0
  • Bateria
    • 3500 mAh (não removível, de carregamento rápido)
  • Preço:
  • 872,77 € (Preço médio actual no KuantoKusta)

 

2 – Hardware e Design

Algo que a Samsung tem vindo a melhorar de modelo para modelo é o design e a qualidade de construção. Não há dúvidas de que esta marca é exímia neste aspecto.

As laterais são em metal boleado para um maior conforto na utilização. Do lado esquerdo encontram-se os botões de volume, em baixo o jack de áudio de 3,5 mm (felizmente!), a porta USB Tipo-C, o microfone, o altifalante principal e a porta para a S Pen. Do lado direito tem o botão de Power e, em cima, o slot para o cartão nano SIM e microSD e o outro microfone para gravação de som em stereo.

Na frente, em baixo, encontra-se o botão Home, com sensor biométrico para leitura das impressões digitais – que funciona de uma forma bastante eficiente – e os botões capacitivos habituais. Em cima, o LED RGB de notificações, o leitor de íris, os sensores de luminosidade, proximidade e de gestos, o altifalante e a câmara de 5MP.

A traseira, em vidro com protecção Gorilla Glass 5, inclui a câmara de 12 MP, o flash LED e o sensor de batimentos cardíacos que vem integrado na aplicação S Health e câmara fotográfica.

 

3 – Samsung Galaxy Note7, o que o torna no suprassumo em produtividade?

Os Galaxy Note da Samsung surgiram para colmatar uma falha que existia no mercado dos dispositivos móveis conjugando dois factores essenciais: a produtividade e a portabilidade. É certo que hoje em dia já existe uma grande oferta, mas a Samsung mantém-se em destaque graças à inclusão não só da caneta stylus, a S Pen, mas também a um conjunto de funcionalidades associadas a anotações, desenho, edição de documentos, entre outras.

 

S Pen

A S Pen é a grande aliada do Note7 e, nesta nova versão, está mais precisa na escrita, ainda que fique longe daquilo que se associa à escrita em papel (como tantas vezes a marca a “vende”), e está redesenhada.

Um dos problemas dos Note anteriores prendia-se com o facto da caneta entrar na ranhura em qualquer posição, acabando, em alguns casos, por danificar os equipamentos. Neste Note7 inclui um novo mecanismo que bloqueia a entrada quando se tenta colocar em posição errada.

Em comparação com a S Pen anterior, esta tem a ponta mais fina o que permite mais precisão nas acções. Está também mais suave, o que é uma vantagem para quem quer tirar anotações ou algo mais criativo, como um desenho.

 

Funcionalidades da S Pen

No vídeo seguinte, veja alguns exemplos do que a S Pen é capaz de fazer:

 

Leitor de íris

Os sensores biométricos de leitura das impressões digitais e de frequência cardíaca vêm, mais uma vez, integrados no topo de gama da Samsung, comportando-se da mesma forma que já tínhamos testado com o Galaxy S7 e S7 Edge.

A grande novidade no Note7 prende-se com a inclusão de um novo sensor de leitura da íris dos olhos, aumentando assim ainda mais a segurança do equipamento. Este sensor faz uma leitura bastante simples e rápida, mas, no momento de desbloquear o smartphone, fazê-lo através da impressão digital acaba por, na grande maioria das vezes, ser mais rápido e prático, tal como se pode comprovar no seguinte vídeo.

 

Ecrã “sempre ligado” com o Always On

Uma das grandes novidades dos novos Galaxy S7 foi a opção de ter o ecrã “sempre ligado”, apresentando alguma informação, que pode ser personalizada pelo utilizador, nomeadamente as horas, data, calendário e algumas notificações como chamadas perdidas, SMS ou e-mails. Ainda assim, as notificações que eram mostradas neste ecrã eram um pouco limitadas, acabando por não trazer grandes vantagens ao utilizador.

Também o Note7 é dotado desta funcionalidade, contudo, recebeu melhorias significativas, além de mostrar agora a maioria das notificações que chegam ao smartphone ainda permite a interacção já referida com a S Pen.

Uma vez que este ecrã faz com que o utilizador não tenha que estar sempre a ligar “integralmente” o ecrã para ver as horas ou para ver se tem alguma notificação, seria espectável uma melhoria na autonomia quando se encontrava ligado, mas, durante o período de análise, não se registaram diferenças significativas em relação ao período em que esteve totalmente desligado.

 

O Ecrã

O Note7 segue a tendência dos smartphones de ecrã curvo, mantendo todas as funcionalidades já conhecidas do Galaxy S7 Edge.

Quanto à qualidade do ecrã, da reprodução de cores e dos contrastes, não há nada a apontar. A Samsung continua a criar os seus ecrãs de forma exímia, com ângulos de visão surpreendentes e as curvas nas laterais tornam o conteúdo ainda mais definido, qualquer que seja o ângulo com a que se esteja a olhar.

 

Certificado IP68

Com o Samsung Galaxy Note7 pode continuar a fazer as suas anotações mesmo dentro de água sem que nada lhes aconteça, desde que seja apenas durante meia hora e até 1,5 m de profundidade, graças à certificação IP68.

De notar que a água salgada ou refrigerantes, por exemplo, não são abrangidos pelo certificado IP68, pelo que a utilização do smartphone pode ser afectada caso entre em contacto com algum deles.

 

Interface

O Note7 vem com versão 6.0 do Android Marshmallow, optimizada pela interface de utilizador TouchWiz. Esta interface está bastante optimizada e fluida, garantindo assim um bom desempenho. Este smartphone deverá receber em breve a nova versão Android 7.0 Nougat.

 

4 – Câmara

No que diz respeito à câmara, a Samsung dotou o Note7 com as mesmas câmaras com que equipou o Galaxy S7 Edge, pelo que a qualidade está garantida. A câmara principal conta com 12 MP e a secundária com 5 MP.

A interface da câmara mantém-se muito semelhante à dos seus antecessores, ainda assim, com algumas melhorias, nomeadamente no que toca à troca entre câmaras, que agora pode ser feita com um deslizar do ecrã de cima para baixo ou baixo para cima, dependendo da câmara que se esteja a utilizar.

Deslizando o ecrã da direita para a esquerda surgem os vários filtros para as fotos e os modos fotográficos surgem com o deslizar do ecrã da esquerda para a direita.

Inclui ainda os modos de captura por gestos que, ao levantar a palma da mão para a câmara, ela é detectada e captura uma foto em 2 segundos. Além do mais, faz reconhecimento de um ou vários rostos. A facilidade de captura é ainda aumentada com a associação do sensor de batimentos cardíacos ao obturador: um simples toque no sensor captura imediatamente uma selfie sem fazer tremer a imagem.

O desempenho em vídeo é muito positivo e o estabilizador de vídeo ajuda muito nos bons resultados. Permite a gravação em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps) e VGA. Tem estabilizador de imagem e vários modos de gravação, como a gravação em câmara lenta, movimento rápido e movimento suave.

 

5 – Veredicto

Os problemas que têm afectado a Samsung e o seu Note7 não foram esquecidos e é certo que toda esta história vai acabar por prejudicar a reputação da Samsung. Ainda assim, depois de o testar, posso garantir que qualquer uma das pessoas que está a ponderar comprar um equipamento destes fará um excelente investimento, principalmente para quem procura algo bastante produtivo.

O momento de o pôr à carga foi talvez aquele que mais preocupação me deu, mas o carregamento, com o carregador original, é feito de uma forma bastante rápida, cerca de uma hora e meia dos 5% aos 100%, e o curioso é que durante o processo de carregamento não chegou a aquecer tanto quanto o Galaxy S7 Edge.

A interacção com a S Pen e todas as suas funcionalidades não deixaram qualquer insatisfação, no entanto, a escrita manual ainda fica um pouco aquém do desejado.

O Samsung Galaxy Note7 encontra-se disponível em Portugal pelo preço médio de 872,77 €, segundo o KuantoKusta.

O Pplware agradece à Samsung pela cedência do Galaxy Note7 para análise.

Exit mobile version